Inspire-se

Arquitetura

Original dos anos 1970, apartamento passa por reforma para acolher a segunda geração da família

Valkyria Rattmann, especial para HAUS
06/11/2023 12:50
Thumbnail
Quando as lembranças afetivas se misturaram à técnica, o Apartamento Brigadeiro (re)nasceu. Nos anos 1980, o local foi o cenário de boas lembranças para um casal que o adquiriu ao se casar. O local ficou marcado na memória dos ex-moradores como um ponto de encontro de amigos e familiares e pelo nascimento do primeiro filho. Contudo, após dez anos, mais um filho estava nos planos e a área social já parecia não comportar o modo de vida da família. Isso motivou o casal a se mudar para outro apartamento e manter o antigo em regime de aluguel por 30 anos.
No entanto, a história da família com o local estava longe de acabar. A filha mais nova do casal pedia aos pais que não vendessem o apartamento, pois desejava morar lá um dia. Neste ano, o desejo de Amanda Dalla-Bona se realizou. A arquiteta e designer decidiu reformar o apartamento junto com seu companheiro, o também arquiteto e designer Leandro Garcia. A parceria profissional e amorosa rendeu um resultado elegante, aconchegante e ideal para o convívio social.

Reforma radical

A cozinha é um dos poucos lugares onde se usaram peças de marcenaria.
A cozinha é um dos poucos lugares onde se usaram peças de marcenaria.
Apesar de manter características originais, como as esquadrias preexistentes e o piso de parquet de imbuia, o apartamento dos anos 1970 passou por uma reforma radical. Entre as mudanças se destacam a completa troca das instalações elétrica e hidráulica e a alteração da planta. O espaço, que tinha três dormitórios, passou a contar com dois, a área de serviço foi reduzida e o dormitório de serviço, eliminado. As mudanças foram ao encontro do objetivo de ampliar a sala e torná-la mais iluminada e integrada à cozinha.
O apartamento ganhou novos ares, mas manteve o que já oferecia de melhor na década de 1980. Localizado no centro de Curitiba, o espaço tem acesso privilegiado a cafés e restaurantes da região. Não à toa, o casal foi conquistado pelos arredores da propriedade. Além disso, a ampla vista do apartamento, raridade nos centros das cidades, garantiu luz abundante ao local, quesito explorado na revitalização do espaço.

Separação entre casa e trabalho

A grande mesa de madeira maciça foi desenhada pelos arquitetos e executada sob medida.
A grande mesa de madeira maciça foi desenhada pelos arquitetos e executada sob medida.
O casal de arquitetos, na figura de moradores e autores do projeto, almejavam um resultado diferente do que já haviam feito para clientes. “A intenção era de garantir que a casa fosse um lugar para pausar e se recolher”, explica Leandro Garcia. Por isso, o casal experimentou materiais nunca antes utilizados por eles, como a granilite e o ladrilho hidráulico. Ademais, as peças de marcenaria se restringiram ao guarda-roupa e armários de cozinha e banheiros. Todos os outros móveis foram escolhidos a dedo.
 A grande mesa de madeira maciça foi desenhada pelos arquitetos e executada sob medida.
A grande mesa de madeira maciça foi desenhada pelos arquitetos e executada sob medida.
Uma das estrelas do mobiliário é uma grande mesa de madeira maciça desenhada pelos arquitetos e executada sob medida. Nos 108m² da propriedade, outros móveis brilham sobre a base neutra do parquet e das paredes e portas brancas. Foram aplicados pontos de cor nas peças de mobiliário mais importantes, como o sofá MP-97 azul, a poltrona e o pufe MP163 caramelo, de Percival Lafer, a poltrona FDC1 cravo, de Flavio de Carvalho, e a cadeira MTF600 verde, de Geraldo de Barros.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!