Arquitetura

Passeio pelas igrejas neogóticas conta a história da imigração europeia em Curitiba

Sharon Abdalla
03/03/2017 19:00
Thumbnail

03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a igreja Sao Vicente de Paulo | Gazeta do Povo

Com mais de cem capelas e paróquias, Curitiba é um convite para quem deseja conhecer a arquitetura e a história das igrejas espalhadas pela cidade. Na região central, inclusive, é possível delimitar roteiros a partir dos estilos arquitetônicos das edificações, como as neogóticas, por exemplo.
Seguindo as tendências europeias, estas construções começaram a ser erguidas na capital a partir da metade do século 19, com a chegada dos primeiros grupos de imigrantes, em especial dos italianos, poloneses, alemães e ucranianos, como lembra o arquiteto e urbanista Cláudio Forte Maiolino, diretor da Albatroz Construção e Restauro e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na dissertação “A Arquitetura Religiosa Neogótica em Curitiba entre os anos de 1880 e 1930”.
“Estas igrejas são um fenômeno cultural trazido pelos imigrantes, que tinham o estilo neogótico como lembrança”, explica o arquiteto.
Entre as características desta arquitetura estão a verticalidade das edificações em detrimento da horizontalidade de seus espaços, fortemente representada nas altas torres das paróquias. O uso do arco gótico – arco com o centro elevado, formando uma espécie de ponta –, de vitrais coloridos e de inscrições em latim com fontes que rementem ao gótico alemão são outras marcas que distinguem as igrejas neogóticas.
“Mesmo tendo um modelo comum, cada uma destas edificações apresenta particularidades relacionadas à cultura da comunidade que a construiu”, acrescenta Maiolino.
Confira o roteiro que HAUS preparou com cinco igrejas neogóticas localizadas na região central de Curitiba. O trajeto pode ser feito a pé partindo da Praça Rui Barbosa em direção ao São Francisco ou vice-versa.

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões

Localizada ao lado da Santa Casa de Misericórdia, a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Perdões chama a atenção de quem passa pela Praça Rui Barbosa. O lançamento da pedra fundamental da igreja ocorreu em junho de 1907. Os sinos e o relógio da torre central vieram da Alemanha e foram instalados em 1933. Outra relíquia da igreja é um órgão de tubos, também alemão, contendo flautas de cinco centímetros a seis metros de comprimento e instalado no coro do prédio. A partir da década de 1960, sucessivas reformas fizeram com que a edificação perdesse parte de suas características originais, como as pinturas com motivos florais, que foram posteriormente recuperadas no restauro realizado na década de 1990.
A Igreja do Senhor Bom Jesus dos Perdões está aberta à visitação das 6h30 às 19h30 (de segunda a sexta-feira), entre 6h30 e 18h30 (sábado) e das 7h às 21h (domingo).

Igreja Santo Estanislau

03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a aIgreja de Santo Estanislau.
03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a aIgreja de Santo Estanislau.
Ligada à comunidade polonesa, a Igreja Santo Estanislau está localizada na Rua Emiliano Perneta, nº 441, no centro de Curitiba. Não há registros exatos sobre quando a igreja começou a ser construída, mas estimasse que isto tenha acontecido no final do século 19, após a chegada do primeiro sacerdote polonês à capital. Em maio de 1909, mesmo com a obra não concluída em sua totalidade, o Bispo Dom João Braga entregou a igreja à comunidade. Em seu interior, é possível apreciar pinturas e vitrais coloridos, além do altar esculpido em madeira.
A Igreja Santo Estanislau é aberta à visitação de segunda a sexta-feira (das 7h às 11h30 e das 14h às 19h30), aos sábados (das 7h às 8h e das 17h às 19h30) e aos domingos (das 7h às 11h30 e das 17h às 19h30).

Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Luz

03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto Catedral Basilica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto Catedral Basilica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
A Catedral é o maior edifício religioso construído no estilo neogótico em Curitiba, sendo composta por duas torres que alcançam 42 metros de altura. Localizada próxima ao marco zero da capital, na Praça Tiradentes, a Basílica foi construída entre os anos de 1876 e 1893 tendo como inspiração a Catedral da Sé de Barcelona. A autoria do projeto é atribuída ao arquiteto francês Alphonse Conde des Plas. No edifício, também é possível observar pinturas dos artistas italianos Anacleto Garbaccio e Carlos Garbaccio. Durante seu mais de um século de existência, a catedral passou por algumas obras, sendo a mais representativa delas a restauração concluída em setembro de 2012. A Basílica tem capacidade para cerca de 480 fiéis sentados, mas chega a receber mais de 1 mil pessoas nas missas de domingo.
A Catedral Metropolitana Basílica Menor de Curitiba pode ser visitada das 11h às 19h (segunda-feira) e das 7h às 19h (de terça-feira a domingo). Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail catedralcuritiba@gmail.com.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a Igreja da Ordem Terceira de Sao Francisco de Chagas
03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a Igreja da Ordem Terceira de Sao Francisco de Chagas
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas teve sua construção concluída por volta de 1737, ainda no período colonial, e é considerada o edifício religioso mais antigo de Curitiba. No final do século 19, o prédio passou por uma reforma para a visita do imperador D. Pedro II à cidade que apagou suas características luso-brasileiras e lhe conferiu traços neogóticos. Assim como os demais edifícios religiosos, a Igreja da Ordem também passou por reformas que descaracterizaram seu estilo arquitetônico, recuperado na restauração realizada no final da década de 1970. Anexo à Igreja está o Museu de Arte Sacra, com um acervo que sintetiza as quatro igrejas do Setor Histórico de Curitiba.
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas é aberta para visitação das 8h às 18h (terças e quartas-feiras), das 8h às 19h (quintas-feiras), 8h às 17h (sextas-feiras), das 8h às 19h (sábados) e das 9h às 19h (domingos). A igreja não abre as segundas-feiras.

Igreja São Vicente de Paulo

03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a igreja Sao Vicente de Paulo
03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a igreja Sao Vicente de Paulo
A arquitetura marcadamente neogótica e a localização privilegiada nas esquinas da Avenida Jaime Reis com a Rua dos Presbíteros fazem com que a Igreja São Vicente de Paulo se destaque entre as edificações vizinhas do São Francisco. A paróquia, construída em 1932, também é um dos marcos da cultura polonesa na capital, tendo seus sinos doados por esta comunidade. Seu altar-mor, feito em mármore, foi dedicado ao santo que a batiza na década de 1940. A igreja é administrada pelos padres da Congregação da Missão Província do Sul, desde 1920.
A Igreja São Vicente de Paulo está aberta para visitação das 6h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30 (de segunda a sexta-feira), das 6h30 às 18h (sábados) e das 6h30 às 19h (domingos).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!