i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Casa da Arquitectura

Paulo Mendes da Rocha doa acervo profissional com mais de 8 mil itens para museu português

  • PorLuan Galani
  • 09/09/2020 17:06
Foto: Fernando Zequinão/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/Arquivo/Gazeta do Povo| Foto:

O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, 91 anos, um dos mais importantes arquitetos da geração modernista do Brasil, doou seu acervo profissional para a Casa da Arquitectura, instituição portuguesa de Matosinhos dedicada à divulgação internacional da arquitetura. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (9) com exclusividade no Brasil para HAUS pelo museu português.

Siga a HAUS no Instagram

Os objetos incorporados à instituição de Portugal englobam todo o material produzido durante a vida profissional do arquiteto, desde a década de 1950 até os dias de hoje, somando mais de 8 mil itens.

Deste total, segundo informações concedidas pela Casa da Arquitectura, 320 são projetos, 6,3 mil são desenhos analógicos, 1,3 mil desenhos físicos, 3 mil fotografias e slides, maquetes e 300 publicações.

Foto: Google Maps/Reprodução
Foto: Google Maps/Reprodução

"A vinda da totalidade do acervo de Paulo Mendes da Rocha segue-se à doação, em 2015, do projeto do Museu Nacional dos Coches e, em 2018, de um conjunto de sete projetos para a Coleção Arquitetura Brasileira", afirma em nota a instituição.

Para o presidente da Casa de Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca, a doação do arquivo do arquiteto brasileiro é um grande momento para Portugal. "Um dos maiores arquitetos do mundo reconheceu no nosso país o abrigo certo para todo o seu arquivo."

Segundo Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura, o museu "tem como compromisso a manutenção da unicidade do acervo, apresentação ao mundo através das suas plataformas digitais e a partilha e disponibilização a pesquisadores, estudantes e universidades a custo zero, promovendo o estudo, a publicação e investigação sobre esta tão importante obra".

A reportagem procurou o escritório de Paulo Mendes da Rocha, com sede em São Paulo, mas ninguém foi encontrado para dar entrevista.

Foto: Fernando Zequinão/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/Arquivo/Gazeta do Povo

Acervo disponível online

A Casa da Arquitectura irá realizar uma exposição dedicada ao arquiteto em meados de 2022, de cuja equipe curatorial fará parte a arquiteta Catherine Otondo, que esteve envolvida no processo de inventariação do acervo juntamente com a arquiteta Berta Oliveira.

O acervo também vai integrar a Plataforma Digital do Arquivo da Casa, que será lançada ainda este ano de 2020 e que vai permitir o acesso universal a todos os documentos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.