Lazer e relaxamento

Arquitetura

Piscina como protagonista: 5 projetos de arquitetura apresentam formas de integrá-la à área externa

Vivian Faria, especial para HAUS
03/01/2024 13:00
Thumbnail

Piscina é elemento de lazer e bem-estar. | Ricardo Perini

Ter uma piscina em casa é contar com uma área de lazer que nos incentiva a usufruir do ambiente externo e reunir amigos. Mas o relaxamento e o bem-estar que ela proporciona não vêm só disso.
“A piscina tem um apelo estético muito forte. Só de olhar para a água, de ver um ambiente com vegetação, a pessoa já ganha muito em bem-estar”, afirma o arquiteto Thiago Tanaka.
Para que a piscina cumpra essas funções, é preciso planejá-la de acordo com o uso e com o espaço disponível. “Pensar numa piscina é pensar no que faz sentido para o uso da casa”, orienta o arquiteto Anderson Almeida.
Além disso, é preciso criar uma área de convívio ao redor dela, seja com paisagismo, mobiliário externo ou ambos, e pensar na integração com o espaço interno da casa para que ela esteja, de alguma forma, sempre presente no dia a dia dos moradores.
É assim que a piscina se torna uma das protagonistas do projeto. Confira alguns exemplos que demonstram, na prática, como fazer isso e inspire-se!

Para receber

Tamanho da piscina deve considerar uso e relação com área externa.
Tamanho da piscina deve considerar uso e relação com área externa.
Para aproveitar o melhor da vista da Casa do Lago, implantada em um terreno alto sem vizinhos, e criar um espaço para que os moradores pudessem receber visitas, a piscina foi construída sobre a laje da garagem, que também é recoberta de grama.
“As pessoas têm medo de fazer, mas costumamos fazer bastante porque, além de ser uma boa solução térmica para o pavimento inferior, proporciona conforto visual”, conta Mariana Manzoni, sócia do escritório MG2, responsável pelo projeto.
Entre a piscina e o gramado, há uma área de calçada revestida com piso atérmico. Ali, uma pérgula de madeira com daybed - tipo de espreguiçadeira - cria o espaço ideal para relaxar e aproximar quem está fora e quem está dentro da piscina. Uma estreita faixa de piso separa a piscina da área interna, permitindo que, com os vidros abertos, os espaços se conectem completamente.
“É como se sala e espaço gourmet fossem grandes varandas, sem divisão entre os espaços. Internamente, temos piso de porcelanato e, na área externa, piso atérmico, mas não há desnível e eles têm o mesmo tom, então há unidade”, reforça Mariana.

Na medida certa

Paisagismo, mobiliário e integração devem ser pensados para tornar espaço da piscina mais atraente.
Paisagismo, mobiliário e integração devem ser pensados para tornar espaço da piscina mais atraente.
A Casa AC, assinada pelo Nommo Arquitetos, foi implantada em três pavimentos: o primeiro, semienterrado, é o da garagem; o segundo, térreo, das áreas sociais; e o terceiro, do espaço íntimo. “Com isso, devolvemos para o térreo quase 50% do terreno em jardim”, conta o arquiteto Anderson Almeida.
Para criá-lo, grama foi aplicada sobre a laje da garagem. Ali, também foi instalada uma piscina de cerca de 17 m², revestida em pedra hijau e cercada por um deck de madeira com chuveiro que esconde a casa de máquinas. “Ela foi pensada para fazer sentido para o uso da casa. Às vezes, a piscina é tão grande que não se consegue usar o jardim, mas não era esse o objetivo”, conta Almeida.
Pedra hijau torna piscina ainda mais azul.
Pedra hijau torna piscina ainda mais azul.
No pavimento, há ainda um terraço coberto que, com ajuda de móveis soltos, é usado para descanso, refeições e até como home office. Toda a área é totalmente integrada ao ambiente interno, já que os vidros que os separam “desaparecem” entre as paredes da casa, permitindo abertura completa.
O jardim também se liga a um terraço elevado, conectado à área íntima, por uma escada coberta de grama que forma uma arquibancada, criando circulação externa.

Beach club particular

Integração com área interna “facilita” uso da piscina e adjacências.
Integração com área interna “facilita” uso da piscina e adjacências.
Com uma piscina de 40 m², a Casa FF, assinada pelo escritório Miró & Carvalho Arquitetura, cria um beach club particular e torna a experiência de passar uns dias na praia ainda melhor. Para crianças, há uma área rasa, enquanto os mais velhos podem se divertir no restante da piscina, que tem 1,20 m de profundidade e é revestida em pedra hijau.
Ao redor dela, uma área com acabamento com piso atérmico cria o espaço perfeito tanto para brincadeiras quanto para tomar sol. Para este fim, aliás, há espreguiçadeiras dispostas de um lado da piscina. Do outro, um pergolado com futons, mesa e cadeiras cria um ambiente mais intimista no ambiente externo. “A mesa pode ser usada para um aperitivo com convidados ou para uma pequena refeição ao lado da piscina”, diz o arquiteto Rafael Carvalho, responsável pelo projeto.
Além de materiais e cores, mobiliário para uso interno e externo contribui para criar unidade.
Além de materiais e cores, mobiliário para uso interno e externo contribui para criar unidade.
Aberturas de vidro permitem que a área externa se integre totalmente ao social interno, localizado sob uma ampla laje sustentada por dois pilares. “Para criar unidade, usamos o mesmo piso nas duas áreas e sistema de ralos lineares, para não precisar haver desnível”, conta. A integração também se dá pelo uso de pedras, da paleta de cores e de mobiliário com tecidos náuticos.

Da festa ao dia a dia

Paisagismo contribui para tornar a área externa convidativa.
Paisagismo contribui para tornar a área externa convidativa.
Na hora de ampliar a Casa 4800, em Carambeí, para criar um espaço de salão de festas com churrasqueira, a equipe do BST Arquitetura aproveitou também para apresentar uma nova proposta para a piscina que já havia ali. Assim, projetou uma área de lazer de 190 m² com linguagem contemporânea que conversa com a edificação original da residência.
A unidade dos novos espaços, que também incluem um pergolado que se integra à sala de estar, vem não só do estilo, mas também do piso e do calçamento. “Seguimos com esse mesmo piso, atérmico e antiderrapante, para criar uma linguagem uniforme entre os ambientes interno e externo”, explica um dos sócios do escritório, Thiago Tanaka.
Pedra atérmica garante circulação mais agradável ao redor da piscina.
Pedra atérmica garante circulação mais agradável ao redor da piscina.
A piscina, implantada em nível mais baixo do que o salão de festas para que a vista pudesse ser aproveitada por quem está na parte interna, tem 27 m² e borda infinita. Ao redor dela, há diferentes modelos de espreguiçadeiras, inclusive peças assinadas por Guto Índio da Costa (renomado designer brasileiro). Completa a composição o paisagismo criado pela própria moradora.
“Queríamos que tivesse bastante integração e que fosse um espaço convidativo mesmo sem festa”, resume Tanaka.

Fundo de vidro

Piscina também pode ser espaço para aproveitar a vista da residência.
Piscina também pode ser espaço para aproveitar a vista da residência.
À primeira vista compreendidos como desafios, o intenso declive e a superfície rochosa do terreno da Casa da Encosta, projetada por Marcos Bertoldi Arquitetos, foram transformados em ativos do projeto, que previu a construção de seis pavimentos voltados, em sua maioria, para a bela vista do parque Tanguá, em Curitiba.
Com fundo de vidro, piscina amplia interação com entorno.
Com fundo de vidro, piscina amplia interação com entorno.
Na altura do terceiro pavimento, há uma área externa ajardinada implantada sobre a laje dos níveis inferiores. É sobre ela que está a piscina com borda infinita e fundo de vidro que balança parcialmente sobre os jardins verticais que envelopam os dois primeiros andares da casa. A piscina se liga à área interna por um deck de madeira, escadas e amplas aberturas em vidro. Escadas laterais externas também conectam a piscina ao espaço gramado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!