Oportunidade

Arquitetura

Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel abre inscrições

HAUS
01/11/2022 13:23
Thumbnail

Exposição do 8º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel | Ricardo Miyada

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel abriram as inscrições da nona edição do prêmio homônimo voltado a mapear a produção arquitetônica contemporânea brasileira. A novidade desta edição é que, além da categoria Profissional, a edição 2022 do prêmio retoma a categoria Universitária, voltada para jovens estudantes e que estava de fora da premiação desde 2019.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o próximo dia 1º de dezembro pelo site do Prêmio Tomie Ohtake AkzoNobel. O edital referente à premiação e a plataforma para o cadastro dos projetos estão disponíveis no mesmo endereço.
Na categoria Profissional, podem se inscrever arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam há pelo menos cinco anos no Brasil e que apresentem projetos construídos durante os últimos dez anos. Da categoria Universitária, participam estudantes do ensino superior regularmente matriculados ou recém-formados (até 2 anos) em cursos de Arquitetura reconhecidos ou autorizados pelo MEC (Ministério da Educação), sejam eles brasileiros ou estrangeiros residentes no país há pelo menos um ano.

Temáticas

Os critérios de avaliação serão distintos para cada uma das categorias do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel. Entre os projetos assinados por profissionais, serão avaliados quatro quesitos para a seleção de 10 trabalhos: uso de tecnologias ativadoras que permitam atualizações ou interpretações sobre materiais, métodos construtivos, aspectos sustentáveis, saberes e memórias; obras que abarquem inovações no cotidiano impactando o dia-a-dia de comunidades e garantindo otimização dos usos, circulação e aspectos recreativos para grupos sociais diversos; projetos efêmeros ou permanentes que priorizem expressão, ação e atuação no território; e cor.
Centro Cultural Lá da Favelinha (MG), um dos vencedores da última edição do prêmio
Centro Cultural Lá da Favelinha (MG), um dos vencedores da última edição do prêmio
Já na categoria Universitária, os estudantes devem submeter projetos que respondam à temática “Memórias, transformações e resistências nos territórios e/ou nas paisagens”. O tema busca incentivar olhares sobre possibilidades de atuação em territórios a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico que se desdobrem em práticas projetuais. Três projetos serão selecionados nesta categoria.
A escolha dos 13 trabalhos finalistas, que serão expostos na sede do Instituto Tomie Ohtake (em maio de 2023), será realizada pelo júri formado por Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thais Troncon Rosa. Os três trabalhos premiados na categoria Profissional e o vencedor da categoria Universitária serão conhecidos na abertura da exposição.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!