Decoração

Arquitetura

Primavera: 5 ambientes para inspirar o décor na estação

HAUS
04/10/2022 12:35
Thumbnail
O calor ainda não deu as caras, pelo menos nas cidades mais ao Sul do país, mas as flores que já desabrocharam não deixam dúvidas de que a primavera chegou. E, além dos jardins, também é possível trazer o colorido, a natureza e a vida da estação para dentro de casa.
No décor, por exemplo, a sugestão é deixar os tons fechados de lado e apostar em paletas mais abertas e vibrantes, que podem ir das paredes às almofadas e tapetes. Os arranjos de flores dão o toque final à qualquer composição, mas você também pode trazê-las em estampas e padrões em louças, cortinas, roupas de cama e objetos de decoração.
Para se inspirar, confira cinco ambientes com a cara da primavera!

Muita luz

Com dias mais longos do que no inverno, a primavera potencializa o uso da iluminação natural nos espaços. E ela é uma das estrelas do banheiro assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, que cria um efeito de luz e sombra no ambiente a partir da cobertura de vidro com vigas em madeira. Outro destaque é o uso do mármore com efeito artesanal nas bordas, que exalta o elemento natural.

Rosa

Os tons rosados invadem o ambiente de 60 m² com projeto da arquiteta Anna Maya em uma referência direta aos tons que estão entre os mais comuns das flores. Para complementar e deixar o décor mais fluído e elegante, a profissional apostou em formas arredondadas para o mobiliário e em painéis em padrão Pau-Ferro.

Vibrante

Se a sua preferência forem cores quentes, a dica é apostar em pontos de cor. Nesse apartamento, a arquiteta Mariana Marchioro fez da poltrona Duda o ponto focal do projeto, inserindo um ponto de cor na paleta de base neutra.

De fora para dentro

Para aproveitar ainda melhor a incidência de luz natural, os arquitetos do escritório Luiz Volpato Arquitetura decidiram soltar a casa do chão e, internamente, criar um grande espaço com pé-direito duplo para incorporar a exuberância da paisagem externa ao interior da residência. As aberturas foram posicionadas de acordo com a orientação solar e ainda permitem ventilação cruzada, promovendo conforto térmico sem o uso de ar-condicionado.

Natural

As arquitetas Taiana Meister e Jackeline Polese destacam a ênfase na área externa como outra boa sugestão para a primavera, já que as temperaturas mais altas permitem que se aproveite mais os espaços ao ar livre. Neste ambiente, o mix de materiais naturais e texturas compõe uma atmosfera ideal para contemplar as belezas da estação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!