Primeira casa projetada por Gaudí abrirá ao público como museu

Casa Vicens foi finalizada em 1889 pelo maior nome do modernismo catalão, que fez do interior da residência uma continuação do jardim, com referências a plantas e pássaros

Fotos: Casa Vicens e Wikimedia Commons/Divulgação

por Luan Galani

compartilhe

Conhecido como “a casa onde tudo começou”, o primeiro grande projeto de Antoni Gaudí em Barcelona será convertido em um museu e abrirá suas portas ao público pela primeira vez logo após a Páscoa de 2017. É a Casa Vicens, construída entre 1883 e 1888 na Calle les Carolines e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005.

LEIA MAIS

>>> A guerra de Post-it está declarada em Nova York

>>> Sem tempo para academia? Projeto em Londres prevê bikes dentro do ônibus

>>> Decoração de mesas postas vira mania no Instagram

gaudi-arquitetura-casa-vicens-barcelona-haus-gazeta-do-povo-5

A residência foi construída como casa de veraneio para o empresário Manuel Vicens e sua família, e o projeto ficou a cargo do arquiteto Gaudí, que mais tarde se transformou no maior expoente do modernismo catalão.

A casa, que nunca foi aberta para visitações, tem um estilo orgânico único inspirado na natureza. Tanto que o interior é uma continuação do jardim, repleto de representações de plantas e pássaros.

gaudi-arquitetura-casa-vicens-barcelona-haus-gazeta-do-povo-2

A fachada recebeu centenas de azulejos coloridos a pedido de Vicens, que tinha uma fábrica de telhas e queria que sua casa servisse como um cartão de visitas. Segundo Marta Antuñano, gerente cultural do projeto, em entrevista à BBC, trata-se de “um trabalho essencial para entender a linguagem arquitetônica única de Gaudí e o desenvolvimento do Art Nouveau em Barcelona”.

gaudi-arquitetura-casa-vicens-barcelona-haus-gazeta-do-povo-3

Como estudante da Escola Regional de Arquitetura de Barcelona, Gaudí gastava horas na biblioteca estudando elementos da arquitetura moura, como cúpulas e minaretes do Egito e Marrocos. Quando foi projetar a Casa Vicens, aquelas antigas imagens impactaram sua produção e o levaram a “evocar a residência de um califa no meio de um oásis”, como descreve o crítico de arte Robert Hughes também à BBC.

gaudi-arquitetura-casa-vicens-barcelona-haus-gazeta-do-povo-8

Em 2007 a casa foi posta à venda por 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 140 milhões) pela terceira geração da família Herrero-Jover, que adquiriu a propriedade dos Vicens há anos. Em 2014 o imóvel foi vendido para o Morabanc Grup por um valor não publicado.

gaudi-arquitetura-casa-vicens-barcelona-haus-gazeta-do-povo-1

Ainda não se sabe qual será o foco do museu. As únicas informações repassadas pelos novos proprietários da casa é que o endereço abrigará exposições interativas com número limitado de visitantes por dia, que deverão fazer reserva.

C8GEBG A resident in the Casa Vicens designed by Antoni Gaudi.

Veja mais fotos da propriedade pelos cliques de Ian Gampon, via Flickr!

gaudi-museu-casa-haus-1 gaudi-museu-casa-haus-2 gaudi-museu-casa-haus-3

8 recomendações para você