
Projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está catalogando o patrimônio histórico de Curitiba e disponibilizando todas as informações neste site. O portal está sendo alimentado aos poucos com todas as pesquisas realizadas desde 2011 por mais de 560 alunos, liderados pelas arquitetas Giceli Portela e Iaskara Florenzano. No futuro próximo, a intenção é instalar QR code em frente a todas as construções, em um azulejo, para as pessoas terem acesso à história completa da edificação em tempo real de interesse.
As pesquisas históricas, de fotografia, desenho e maquete já se debruçaram sobre o São Francisco, com especial atenção para as ruas Trajano Reis, Paula Gomes e Saldanha Marinho, casas de madeira, casas modernistas e praças centrais, como a Tiradentes e a Eufrásio Correia.
A intenção é que o material disponibilizado, que ultrapassa 400 obras, esteja em uma linguagem acessível para todos, e não apenas em jargão técnico para arquitetos e profissionais de restauro. Agora os estudantes e os professores se dedicam a esmiuçar o patrimônio industrial do Rebouças.
O primeiro QR code já foi instalado no imóvel sede da UTFPR, que é uma Unidade de Interesse de Preservação de Curitiba (UIP).
LEIA TAMBÉM
Opinião: como o capitalismo tornou as cidades impessoais e matou as culturas regionais
Conheça Antônio Calderari, o arquiteto por trás da mansão da Casa Cor PR 2018
-
Qual será o papel estratégico dos candidatos a vice na campanha presidencial
-
Mendonça suspende análise de recursos que questionam decisões de Moraes contra Bolsonaro
-
Bolsonaro edita decreto autorizando o uso das Forças Armadas nas eleições
-
Como se não bastassem os venezuelanos, o regime de Maduro agora assassina brasileiros