Sustentabilidade

Arquitetura

Proteção de floresta torna empreendimento o primeiro de Londrina com selo Carbono Zero

HAUS
11/08/2023 18:13
Thumbnail
Londrina vai ganhar seu primeiro empreendimento com o selo Carbono Zero, ou seja, com compensação das emissões de CO2 em todas as etapas da implantação. Será o Gaia, lançamento da construtora Vectra a ser erguido na Rua Carlos da Costa Branco, esquina com a Avenida Harry Prochet, no bairro Tucano.
O certificado foi obtido a partir da captura de 14 mil toneladas de carbono por meio da preservação de uma área de 684 hectares de floresta no município de Tamarana, na região metropolitana de Londrina. A ação, realizada ao longo de 2022 em uma propriedade de 1.004 hectares do Grupo Vectra, neutralizou as emissões do gás na construção do edifício, etapa responsável por parte significativa dos lançamentos de gases do efeito estufa na atmosfera, mas cujo impacto está apenas começando a ser medido e reduzido pelas construtoras.
A análise e o cálculo, assim como a certificação, foram feitos pela Greenline Operations Ltda. “Cada tonelada de CO2 que conseguimos mensurar por satélite transformamos em um título de sequestro de carbono, que é conhecido no mercado como carbon offset credit, ou seja, uma mensuração do volume do sequestro de carbono pela floresta”, explica o CEO da Greenline, Erick Felippe Mussi, em nota. O investimento da construtora foi de 5 mil toneladas de carbono, o equivalente a aproximadamente R$ 350 mil no mercado de créditos do gás.

Fachada verde e energia solar

Com 17 pavimentos e 68 apartamentos, o Gaia contará também com fachada verde e placas de energia fotovoltaica. Terá ainda infraestrutura para fibra ótica e áreas comuns equipadas com Wi-Fi. Entre elas, aliás, estão piscina climatizada, área gourmet com piscina privativa, academia, quadra poliesportiva, brinquedoteca, espaço teens e connect lounge, espaço para reuniões e atividades profissionais.
Os apartamentos, por sua vez, contarão com 198 metros quadrados de área útil, três suítes que poderão ser acessadas por uma passagem reservada e ampla sala integrada com cozinha gourmet e varanda. Cada unidade terá de duas a três garagens e elevador social privativo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!