Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Encontros semanais irão discutir desafios do planejamento urbano nas cidades contemporâneas.
Encontros semanais irão discutir desafios do planejamento urbano nas cidades contemporâneas.| Foto: Sawyer Bengtson/Unsplash

Como parte das comemorações do aniversário de 328 anos da capital paranaense, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Prefeitura de Curitiba farão encontros semanais digitais e gratuitos até maio com pesquisadores, técnicos, professores e universitários para discutir planejamento urbano e os desafios contemporâneos das cidades.

A primeira live será nesta terça-feira (30), às 19h30, com o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, e pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e vai contar também com a presença do diretor de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o economista Alberto Paranhos, e o professor e arquiteto Clóvis Ultramari, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Escola de Belas Artes da PUCPR. Os convidados vão debater o tema “Desafios e inovações na trajetória do planejamento urbano de Curitiba”. Você pode assistir ao evento pelo canal da PUCPR no YouTube ou pelo canal da Belas Artes da universidade.

Siga a HAUS no Instagram  

Na semana seguinte, no dia 6 de abril, será a vez da arquiteta Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme e do professor e arquiteto Rodrigo José Firmino discutirem as tendências do planejamento urbano.

| Divulgação

A programação da primeira série de eventos da Cátedra Curitiba, como ficou batizada a parceria entre o município paranaense e a universidade, também inclui um workshop e um concurso de projetos, que serão o pontapé inicial de um plano acadêmico completo que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano.

A intenção é garantir a transferência de conhecimento sobre o legado do planejamento urbano da cidade para futuras gerações, bem como aprofundar os estudos para o desenvolvimento urbano e social da capital paranaense e de outros municípios do Brasil e do exterior.

O selo Cátedra Curitiba vai reunir uma linha completa de atividades. Parte delas começa a ser colocada em prática de forma online -- a programação é divulgada com antecedência pelo Instagram do Laboratório de Cidades da Escola de Belas Artes da PUCPR. Passado o período de isolamento necessário para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus, também estão planejados encontros presenciais. O projeto prevê visitas guiadas que serão parte de cursos de extensão abertos à comunidade, assim como a oferta de disciplinas em cursos de pós-graduação e atividades de curta duração, voltados à comunidade em geral com o objetivo de registro, mas também de compartilhamento de informações sobre experiências vivenciadas por Curitiba.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]