Arquitetura

Veja como ficou a reforma do apartamento de Zeca Camargo no Rio

Luan Galani
13/10/2019 14:00
Thumbnail

Novo apartamento do jornalista e apresentador Zeca Camargo foi todo reformado pelo arquiteto Felipe Guerra. Foto: MCA Estúdio/Divulgação

A reforma radical no apartamento do jornalista e apresentador global Zeca Camargo no Rio de Janeiro chegou ao fim. A vontade de reformar o local, depois de quase uma década de aquisição, só saiu do papel há alguns meses quando Zeca topou compartilhar o cotidiano da obra no reality show ‘Reforma Certa – Leroy Merlin’, exibido no programa ‘É de Casa’.
Quem comandou o projeto do novo lar do apresentador foi o arquiteto curitibano Felipe Guerra, que escolheu a atmosfera carioca como alma do apê.
A paleta de cores é toda baseada em tons azuis, enquanto os materiais transmitem a ideia de frescor e tropicalidade. Para isso, a aposta foi jogar o azul acqua no teto e privilegiar o branco, painéis frisados e amadeirados claros no restante das paredes.
Para armazenar as dezenas de livros de Zeca de maneira organizada, Guerra criou uma prateleira alta que circunda praticamente todo o apartamento. Diferentemente da ideia original, que era de trilhos para criar iluminações cênicas nos espaços, no momento da execução da obra Guerra decidiu por uma fita de LED contínua na prateleira.
A residência no bairro do Jardim Botânico, datada dos anos de 1960, era bastante compartimentada, e por isso teve toda a área social integrada à cozinha. A fim de delimitar o espaço gastronômico, Zeca e Guerra escolheram ladrilhos hidráulicos que revestem a parede principal e o piso, mas que também vazam por baixo dos cobogós para a entrada do apartamento.
A ilha quadrada funciona como uma grande ‘fogueira’ para receber amigos e familiares, e, em uma altura diferente, é acoplada a um balcão flutuante de madeira para os convidados comerem.
Outra ‘sacada de mestre’ do projeto foi a inclusão de uma árvore na ilha da cozinha. Uma Ficus lyrata, natural da África, de folhas largas e esculturais, que demoram até três anos para caírem, o que impede que atrapalhe as refeições.
O apartamento exala personalidade com diversas obras de arte e mobiliário assinado garimpados ao longo da vida e das viagens do apresentador, como esculturas, pinturas, fotografias, cartazes. Neste projeto, o desafio de Guerra foi como potencializar a poesia dessas peças, que revelam a vida de seu morador.
Outro cantinho especial da residência foi o home office. Foi escolhido a dedo para ficar de frente para uma das janelas do apartamento com uma vista verde belíssima, e recebeu móveis confortáveis para o trabalho do dia a dia.
No quarto, a marcenaria criou uma cabeceira até o teto e um tablado, com uma cama baixa, a pedido do apresentador. Aqui as obras de arte são mais relaxantes e o mobiliário bastante pontual. No momento da obra, Zeca decidiu não investir no quarto de hóspedes para poder valorizar mais ainda outros lugares da casa.
A ousadia do apartamento também marcou presença no banheiro privativo e no lavabo, que receberam ladrilhos azuis da mesma cor dos espaços sociais, e um papel de parede 3D amarelo. Todos com ralos invisíveis.
O reality ‘Reforma Certa’ contou com 12 episódios. Confira aqui todos os programas.

Confira mais fotos do novo apartamento de Zeca Camargo:

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!