Inspire-se

Arquitetura

Reforma transforma cobertura e amplia integração entre ambientes sociais

Valkyria Rattmann, especial para HAUS
03/01/2024 13:14
Thumbnail

A cobertura passou por mudanças estruturais e estéticas para acomodar as necessidades de um jovem casal. | Felco

Um apartamento acolhedor e atemporal, ideal para receber familiares e amigos, foi o pedido de um jovem casal para o projeto de seu novo lar. Para acomodar o desejo dos moradores, foi necessária a renovação completa de uma antiga cobertura duplex, que demonstra como um projeto de arquitetura bem pensado potencializa o uso dos espaços e a circulação entre os ambientes. O Estúdio Maré, conhecido por sua expertise em design de interiores, assinou a transformação e tirou do papel o sonho do casal.
 Portas de vidro amplas garantem iluminação natural nos espaços de convívio social.
Portas de vidro amplas garantem iluminação natural nos espaços de convívio social.
O apartamento de 140 m², localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, teve a disposição de seus ambientes reconfigurada. A mudança começou pela escada, que antes ocupava o centro da planta e foi reposicionada em um dos cantos, otimizando, assim, a circulação entre pavimento inferior e superior. A nova escada, com design inovador e produzida em chapa metálica branca, tornou-se um dos pontos altos do projeto, além de um elemento central na transição entre os pavimentos.
A cobertura, localizada no bairro Pinheiros, em São Paulo, possui vista privilegiada para a cidade.
A cobertura, localizada no bairro Pinheiros, em São Paulo, possui vista privilegiada para a cidade.
Com essas mudanças, o pavimento superior passou a abrigar uma área social, com espaços amplos e aconchegantes. Já no pavimento inferior ficaram as duas suítes e o home office. Em busca de aconchego e elegância, o projeto viabilizou espaços funcionais e sofisticados, refletindo as necessidades e gostos dos moradores.
A principal mudança na disposição dos ambientes foi o deslocamento da cozinha para o andar superior, integrando-a à sala e ao terraço. A península foi o elemento usado para marcar a integração dos ambientes, além de servir como espaço para refeições rápidas.
Destaque também para o lavabo que ganhou revestimento texturizado na cor areia, bancada esculpida em mármore verde Guatemala e acabamentos na tonalidade cortén. Na área externa, a churrasqueira recebeu mobiliário com linhas simples, proporcionando contraste sutil com a decoração dos ambientes internos.
A suíte do casal acolhe os moradores com cores neutras e harmônicas. A cabeceira em tweed dá um toque especial ao ambiente.
A suíte do casal acolhe os moradores com cores neutras e harmônicas. A cabeceira em tweed dá um toque especial ao ambiente.
No pavimento inferior, as duas suítes dividem espaço com uma área de trabalho. A suíte do casal tem marcenaria neutra e cabeceira em tweed, adicionando cor ao ambiente. O banheiro recebeu revestimentos no mesmo tom, com destaque para o azulejo quadrado no box. Já o banheiro da segunda suíte conta com dois tipos de revestimentos, que setorizam o ambiente com texturas e cores distintas. Por fim, o espaço de trabalho conta com uma bancada espaçosa e uma estante suspensa em serralheria.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!