Itália-Brasil

Arquitetura

Rua XV de Novembro recebe exposição sobre arquitetura

HAUS
20/09/2023 17:55
Thumbnail
Quem circula pelo calçadão da rua XV de Novembro está acostumado a contemplar intervenções e mostras artísticas no trajeto do dia a dia. A da vez é a exposição “Arquitetura Itália-Brasil”, que apresenta 330 painéis com projetos arquitetônicos italianos e brasileiros entre a avenida Luiz Xavier e a Praça Osório.
A mostra segue em cartaz até o próximo sábado (23) com iniciativa do Consulado Geral da Itália em Curitiba em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) - Departamento do Paraná, dentro da programação do festival de cultura italiana Mia Cara.
A curadoria dos projetos italianos em exposição ficou a cargo dos arquitetos Nadia Calzolari e Giorgio Teggi, dois expoentes do movimento de regeneração urbana na região de Emilia-Romagna, no Norte da Itália. A seleção dos projetos brasileiros, por sua vez, foi realizada pelo IAB em comemoração aos 100 anos da entidade e em alusão aos 330 anos de Curitiba. Estão expostos projetos que ganharam notoriedade no cenário nacional e internacional devido aos seus atributos estéticos ou funcionais.
“Nesta mostra podemos perceber a criatividade de dois países: Itália e Brasil que se entrelaçam não só pela imigração, mas também por soluções urbanas eficientes”, afirma o produtor do Mia Cara, Ricardo Trento.

O festival

Idealizado e promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, o Mia Cara é o principal festival de cultura italiana realizado no Brasil. Nesta, que é sua décima primeira edição, o evento conta com leitura dramática, ciclo de debates sobre o escritor Ítalo Calvino, ações de gastronomia e iluminação de pontos turísticos na cidade de Curitiba, além da exposição de arquitetura na rua XV de Novembro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!