Projeto de cozinha integrada assinada pela arquiteta Letícia Kunow. Atenção na hora de instalar o cooktop é determinante para a segurança e conforto do ambiente. 
Foto: Divulgação
Projeto de cozinha integrada assinada pela arquiteta Letícia Kunow. Atenção na hora de instalar o cooktop é determinante para a segurança e conforto do ambiente. Foto: Divulgação | Foto: LUCAS FERREIRA

Sabe aquela cozinha integrada dos sonhos com uma bancada para preparação dos alimentos e, claro, um lindo e funcional cooktop? Este é um ambiente que está no imaginário de muitas famílias, mas quando não são tomados alguns cuidados na hora de instalar o cooktop, problemas de segurança podem aparecer.

Em linhas gerais a instalação é simples, mas a HAUS, com a ajuda da fabricante Dako, preparou algumas dicas que vão ajudar na hora de planejar os móveis que receberão o cooktop e o forno embutido.

Projeto de cozinha integrada assinada pela arquiteta Letícia Kunow. 
Foto: Divulgação.
Projeto de cozinha integrada assinada pela arquiteta Letícia Kunow. Foto: Divulgação. | LUCAS FERREIRA

Veja os principais pontos a serem considerados:

Tomadas: é importante que fiquem fora do nicho, a uma distância mínima de 30 centímetros do ponto de gás.

Pia: Se estiver instalada na mesma bancada, é sugerido manter uma distância mínima de 45 centímetros para evitar respingos.

Geladeira: o ideal é que esteja distante do cooktop e forno. Se não for possível, uma alternativa é calcular um afastamento mínimo de 10 centímetros entre as peças e colocar uma divisória de drywall ou madeira. Isso fará com que não haja aumento do consumo de energia.

Nicho para forno: na hora de calcular o tamanho preveja uma distância de 5 centímetros entre a peça e o fundo do nicho (nas laterais e parte de trás), a fim de promover a ventilação.

Bancada: deve ser resistente a altas temperaturas (até 90º C) e ter espessura entre 2 cm e 6 cm, para suportar o peso do eletrodoméstico. Geralmente é feita em granito, mas há opções em materiais compostos de pedra, como o Silestone, por exemplo, que podem ser utilizados.

É importante saber as medidas do cooktop antes de encomendar a bancada – preste atenção na profundidade e laterais, para que seja possível sustentar o produto e ventilá-lo, ao mesmo tempo.

Para isso, compre o cooktop antes da bancada. Desta forma, o profissional da marmoraria recortará a pedra a partir das medidas exatas.

Instalador autorizado: chame um profissional autorizado para fazer o serviço de instalação com precisão.

Veja algumas medidas importantes nos esquemas abaixo:

Prepare sua cozinha para instalar um cooktop

 

Prepare sua cozinha para instalar um cooktop

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]