Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Basília de Aparecida recebe mais de 12 milhões de fieis por ano. Foi construída a partir de 1947 com arquitetura monumental. Foto: Reprodução / Santuário de Aparecida
Basília de Aparecida recebe mais de 12 milhões de fieis por ano. Foi construída a partir de 1947 com arquitetura monumental. Foto: Reprodução / Santuário de Aparecida| Foto:

Pela primeira vez, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida não receberá romeiros para celebrar o Dia da Padroeira do Brasil, comemorado neste 12 de outubro. As restrições impostas pela pandemia Covid-19 farão com que as celebrações, que no ano passado atraíram 162 mil romeiros, ocorram apenas de forma virtual, sem a participação presencial dos devotos no interior da Basílica.

Siga a HAUS no Instagram!

Antes da pandemia, o santuário recebia mais de 12 milhões de romeiros todos os anos. E para dar conta de todo este público, a Basílica de Aparecida traz números impressionantes, também, quando o assunto é sua arquitetura. A escala monumental está presente em todos os detalhes da obra, cujo projeto, datado de 1947, é assinado pelo arquiteto Benedito Calixto Neto.

BASILICAAPARECIDA - APARECIDA, 30/03/07 - VISTA DO PAPA BENTO XVI A SAO PAULO - NA FOTO CATEDRAL BASILICA DE APARECIDA DO NORTE. FOTO: ANIELE NASCIMENTO / GAZETA DO POVO
Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo| GAZETA

A basílica

Segunda maior igreja do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Basílica de Aparecida impressiona pela sua grandiosidade. Com quase 72 mil m², ela foi erguida com 25 milhões de tijolos e é composta pelos pavimentos inferior e térreo, arcada e tribuna sul, cúpula central e quatro capelas, além da Torre Brasília.

O térreo, onde está localizado ao altar central, tem 25 mil m² de área e comporta 30 mil fiéis por missa. Acima dele, a cúpula de 70 metros de altura abriga o mosaico entregue em outubro de 2017. O painel, que retrata a árvore da vida e pássaros da fauna brasileira, é formado por cerca de 5 milhões de pastilhas instaladas em uma área que soma 2 mil m².

Thousands of faithful gather during a mass officiated at the basilica of the National Sanctuary of Aparecida, in Aparecida do Norte, some 180 km north of Sao Paulo, Brazil, on October 12, 2010. AFP PHOTO/Mauricio LIMA
Foto: Mauricio Lima/AFP | AFP

A construção da basílica, que teve sua pedra fundamental lançada em setembro de 1946, foi custeada desde o início com as doações feitas pelos devotos. A exceção fica por conta da Torre Central e da Passarela da Fé, que foram custeadas pelo governo federal.

A torre, que possui 16 andares e mede 109 metros de altura (com a cruz) foi construída em 1961 e doada pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek. É nela que está localizado o mirante, com 324 m², de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.

Já a passarela, que liga a basílica nova à velha, foi patrocinada pelo governo de Emílio Garrastazu Medici e inaugurada em dezembro de 1971. Com 392 metros de comprimento e 5,8 metros de largura, ela é sustentada por 11 pilares e tem seu ponto mais alto a 35,5 metros do chão.

Sala dos milagres

Outro espaço impressionante do santuário é a Sala das Promessas, também conhecida como Sala dos Milagres. Com 1,3 mil m² de área, o espaço reúne objetos, cartas e testemunhos deixados pelos devotos como forma de agradecimento às bençãos recebidas ou ao pagamento de promessas feitas à santa. Só de fotografias, que revestem o teto da sala, são mais de cem mil. Mensalmente, o santuário recebe cerca de 20 mil novos objetos.

Complexo

O Complexo Turístico Religioso do Santuário Nacional de Aparecida abriga, ainda, outras instalações grandiosas, distribuídas em uma área de mais de 1,3 milhão de m² (sendo 143 mil m² de área construída), que dão o suporte necessário à recepção dos romeiros de todas as partes do Brasil.

O santuário possui, por exemplo, um dos maiores estacionamentos da América Latina, com 285 mil m² e capacidade para mais de 6 mil veículos. São 3 mil vagas para carros de passeio, 2 mil para ônibus, 600 para motocicletas, mais de 500 para bicicletas e cerca de 25 para motorhomes e trailers. Há, ainda, um espaço destinado à recepção de cavalos e um heliponto.

NOSSASENHORA24AR - 07/09/2004 - APARECIDA DO NORTE - SAO PAULO - COMEMORACAO DO CENTENARIO DA COROACAO DE NOSSA SENHORA DA CONCEICAO APARECIDA, NA CIDADE DE APARECIDA DO NORTE INTERIOR DE SAO PAULO. APROXIMADAMENTE 150 MIL ROMEIROS VISITARAM O SANTUARIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA. VISTA DO MIRANTE DA BASILICA. CENTRO DE APOIO AOS ROMEIROS. FOTO ALBARI ROSA / GAZETA
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo | GAZETA

O Centro de Apoio ao Romeiro, por sua vez, conta com 380 lojas (com ampla praça de alimentação) e 874 sanitários, sendo 55 deles adaptados para pessoas com necessidades especiais.

O santuário ainda conta com estação de tratamento de água e um sistema de exaustão da fumaça e eliminação da cera das velas depositadas pelos fiéis na Capela das Velas. Em determinados períodos do dia, a base onde elas são depositas são aquecidas, o que faz com que a cera derreta e seja levada por tubos para o subsolo da basílica, onde novamente é resfriada, transformada em placas e enviada à reciclagem. Cerca de 10 toneladas de cera são retiradas nos finais de semana de grande movimento na basílica.

NOSSASENHORA80AR - 07/09/2004 - APARECIDA DO NORTE - SAO PAULO - COMEMORACAO DO CENTENARIO DA COROACAO DE NOSSA SENHORA DA CONCEICAO APARECIDA, NA CIDADE DE APARECIDA DO NORTE INTERIOR DE SAO PAULO. APROXIMADAMENTE 150 MIL ROMEIROS VISITARAM O SANTUARIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA. FOTO ALBARI ROSA / GAZETA
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo| GAZETA

Para manter todos estes espaços, o Santuário Nacional conta com mais de 2 mil colaboradores contratados, além do trabalho realizado pelos voluntários. Também são mantidas no complexo áreas de marcenaria, padaria e almoxarifado.

Atualização

Atualização sobre a realização das celebrações do Dia da Padroeira em 2020, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Matéria publicada originalmente em outubro de 2017.

Atualizado em 08/10/2020 às 17:46
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]