Misturas contemporâneas

Arquitetura

Integração dos espaços e marcenaria são destaques em apartamento de 130 m² para jovem empresário

Luan Galani
15/06/2022 15:17
Thumbnail

Cozinha, sala de jantar, sacada e sala de televisão foram integradas no projeto. | Mahani Siqueira

Um jovem empresário de 35 anos, que mora com seu cachorro Dorival, um cão da raça Shiba Inu, teve apenas dois pedidos para os arquitetos Ismael Gustavo Zanardini e Thatiane Botto de Barros, sócios do Studio Baza, que ficaram responsáveis pelo projeto de interiores do novo apartamento de 130 m² no Cabral. “A residência deveria ter uma estrutura ideal para receber muitas pessoas e o quarto deveria parecer o espaço de um hotel”, contam os arquitetos.
Dorival é o protetor da casa.
Dorival é o protetor da casa.
Para isso, a melhor solução foi aumentar e integrar as áreas comuns, criando um ambiente acolhedor, com cozinha, sala de jantar, sacada e sala de televisão. “O grande desafio foi criar um bloco inteiro e integrado para a área social. O projeto original da construtora previa a lavanderia em uma posição muito desfavorável para atender às necessidades do cliente”, diz Zanardini.
A solução encontrada foi deslocar a lavanderia para onde estava previsto o lavabo, conquistando uma área com circulação mais leve e fluída e reforçando a relação entre interior e exterior, com aberturas para que os espaços da área social se fundissem e se complementassem. Outro fator essencial para essa sensação foi a instalação do mesmo revestimento de piso para todos os ambientes internos, a madeira maciça de cumaru.
Com uma proposta de intervenção na esquadria existente, grandes portas-painéis de vidro correm ao longo da fachada principal, possibilitando a integração com a sacada, vista e linha do horizonte, preenchendo, assim, todo o espaço. A definição do mobiliário foi essencial para preservar essas características. Sendo assim, mesa de jantar e cadeiras teriam que ser o mais slim possível para que a permeabilidade visual fosse mantida.

Sem excessos

O resultado é uma circulação mais fluida, integrando exterior e interior.
O resultado é uma circulação mais fluida, integrando exterior e interior.
Tudo isso permitiu um equilíbrio sutil entre luz natural e honestidade dos materiais, com volumes puros, linhas retas e uma paleta sóbria. Com o cliente sempre participativo em todas as tomadas de decisão, a definição do mobiliário perfeito levou todos até São Paulo para uma escolha mais assertiva.
A mesa escolhida foi a Hiromu, do designer Theo Egami, com acabamento em lâmina natural de freijó. “Para as cadeiras, não tivemos dúvidas e escolhemos um clássico do designer Fernando Jaeger, a cadeira Clip, por possuir dimensões compactas e estrutura esbelta”, detalham os arquitetos.
As paredes são revestidas por painéis em lâmina de nogueira americana natural tingida e ripas de concreto pré-moldado com retratação da fôrma de pinus. Nelas, obras dos artistas David Walker, Tatiana Stropp e Laura Ridolfi ganham ainda mais destaque.

Espaço ideal para coquetéis

A ilha principal é um volume puro e todo revestido por Neolith.
A ilha principal é um volume puro e todo revestido por Neolith.
A ilha principal é um volume puro e todo revestido por Neolith, uma pedra sinterizada, ultracompacta e com uma espessura mínima. Abriga o conjunto built-in de adega e beer center na face voltada para as salas e, para a cozinha, contempla o forno embutido. Suspensa sobre a ilha, uma estrutura metálica com vidro aramado armazena taças, copos e bebidas dos mais variados tipos. Não à toa que o principal hobby do cliente é a elaboração de drinks e coquetéis.
Na bancada da cozinha, destaca-se o painel de azulejos desenvolvido exclusivamente para o projeto, pintados à mão pelo artista visual e muralista Rômulo Lass. A composição geométrica abstrata centralizada no mural respeita a margem branca para que o desenho seja enquadrado na cena, destacando a obra. A pintura manual cria nuances do mesmo azul, possibilitando a interpretação do trabalho por meio das pinceladas em contraste com as linhas retas e perfeitas do desenho geométrico.

Automação e relíquia de família

O projeto do apartamento conta com automação residencial.
O projeto do apartamento conta com automação residencial.
“Ao mesmo tempo em que o cliente solicitou automação de todos equipamentos [áudio, vídeo, iluminação, climatização e persianas], não queríamos um visual poluído na sala, muito menos prever um móvel para acomodar todos esses equipamentos”, explica Thatiane. A proposta foi, então, centralizar todos os equipamentos e gadgets em um rack vertical localizado na circulação dos quartos, bem no centro do apartamento. O cliente consegue controlar tudo pelo celular, desde mudar de canal até ajustar a temperatura do ar-condicionado.
A radiola, uma peça de família do proprietário do apartamento, mereceu lugar de destaque. A estante personalizada foi executada em chapa de aço carbono de 3 mm e sistema modular, e fixada apenas por dois montantes verticais, com o objetivo de emoldurar o equipamento quase centenário ao mesmo tempo que oferece apoio para o início da coleção de miniaturas de mobiliário brasileiro e obras de arte. A radiola também foi 100% restaurada e integrada ao sistema de áudio e automação.

Suíte com cara de hotel

Um dos espaços preferidos do cliente no apartamento é a suíte master, um lugar que oferece muito mais do que uma acomodação para dormir. Um pequeno hall distribui o fluxo entre o closet, banheiro e quarto. O elemento de integração entre os ambientes é o revestimento das paredes com mármore travertino romano bruto e a lâmina natural de madeira. O décor exala elegância e modernidade com um espírito jovem em que comparecem peças de mobiliário assinado e obras de arte.
A tapeçaria poética do artista Alex Rocca em formato orgânico faz contraponto às linhas retas do mobiliário, resgatando memórias afetivas do cliente. A cama Less, em estrutura metálica preta, e a poltrona Mexerica, com acabamento em couro caramelo, com design de Flávio Borsato e Mauricio Lamosa, do Estúdiobola, ocupam o centro do ambiente, aproveitando ao máximo a iluminação natural.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!