26ª edição

Arquitetura

Talentos paranaenses estão entre os vencedores do Prêmio Deca 2022

HAUS
30/11/2022 20:50
Thumbnail

Prêmio Deca: a Cozinha Cosmopolita de Giuliano Machiorato foi escolhida como melhor projeto de cozinha residencial. | Eduardo Macarios

O tradicional Prêmio Deca de arquitetura e design de interiores anunciou os vencedores da sua 26ª edição com dois paranaenses entre os laureados. No grupo profissionais, Giuliano Marchiorato foi reconhecido pela sua Cozinha Cosmopolita na categoria Cozinha Residencial. Já no grupo estudantes, Vinícius Queiroz recebeu o prêmio de melhor projeto de produto (novidade de 2022) com a Torneira Pipe.
Os vencedores nas cinco categorias abertas aos profissionais foram anunciados nesta terça-feira (29) e receberão como prêmio uma viagem internacional à Noruega. Confira os premiados:
  • Banheiro Residencial: Flavio Butti e Alice Martins, de São Paulo (SP), com o projeto Banho Master - Casa na Montanha;
  • Cozinha Residencial, Giuliano Marchioratto, de Curitiba (PR), com a Cozinha Cosmopolita;
  • Melhor Banheiro executado na CASACOR: Evandro Melato e Pabrício Amaral, de Muriaé (MG), com o projeto Palafita do Curral;
  • Melhor Cozinha executada na CASACOR: Camila Guimarães e Bruno Carvalho (BC Arquitetos), do Rio de Janeiro (RJ), com ambiente que integra a Casa Alva;
  • Melhor Produto: Lucas Lemos, de São Paulo (SP), com a Cuba Cosmos.
Entre os Estudantes, a edição 2022 do Prêmio Deca reconheceu, além de Queiroz pelo melhor produto, o projeto Cozinha Bereshit, assinado por Anderson Nogueira, de Feira de Santana (BA), e o Banheiro Natu, concebido por Johnnatan Barros, de Ananindeua (PA). Como prêmio, cada um deles receberá um desktop e uma Smart TV da LG, marca que foi parceira da Deca neste ano, além de um combo de licenças dos programas Sketchup e V-Ray 5.

Talentos paranaenses: um colecionar de prêmios e uma revelação

Com formação na Universidade de Oxford, Inglaterra, e na Fanshawe College, em Ontário, Canadá, o arquiteto e urbanista curitibano Giuliano Marchiorato coleciona prêmios, especialmente internacionais, como melhor projeto de design de interiores do Build Awards, em 2020, e estúdio de arquitetura mais inovador pelo South America Business Awards. Em conversa com a HAUS, comemorou o reconhecimento na mais notória premiação nacional.
"Nosso escritório tem cinco anos de vida, já tínhamos 21 prêmios ao redor do mundo, mas esse em especial era uma ideia que a gente sempre quis e foi a primeira vez que a gente aplicou. Tanta gente boa que já ganhou e a comissão julgadora composta por nomes que são referência para mim desde que eu comecei a faculdade, foi uma honra imensa", destacou.
A Cozinha Cosmopolita foi pensada por Marchiorato dando especial ênfase à funcionalidade e à otimização do cotidiano, o que, na avaliação dele, foi laureado graças ao conceito adotado. "O que a gente pensou foi fazer uma cozinha que se integrasse ao ambiente de estar, mas que fosse parte de um todo, no visual e no dia a dia. Um desenho minimalista, que seria mesmo um monolito fechado. E algumas coisas bacanas de ser citadas na linguagem da cozinha: tem muito da pegada do pertencimento local, usamos madeira, lâmina natural brasileira, pedras naturais do Paraná, então a gente trouxe o prêmio para Curitiba com coisas curitibanas e paranaenses", reforçou, ao destacar os bons projetos fora do "eixo Rio-São Paulo".
Premiado com o melhor projeto de produto entre os trabalhos inscritos por estudantes, Vinícius Queiroz é natural de Aparecida do Taboado (MS) e se mudou para Curitiba (PR) em 2017 para estudar. Aos 23 anos, cursa o penúltimo período de Arquitetura na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
À reportagem, Queiroz contou que a peça premiada foi desenvolvida com o objetivo de promover "união entre a estética industrial e a estética minimalista, transformando [o produto] em um conjunto simples e ao mesmo tempo sutil". A opção foi pela leveza de curvas, num conjunto de bica e misturador que facilita o uso, sem a necessidade da pega completa para o acionamento.
Torneira Pipe, de Vinícius Queiroz, projeto vencedor em Produto/Estudantes. Imagem: Divulgação.
Torneira Pipe, de Vinícius Queiroz, projeto vencedor em Produto/Estudantes. Imagem: Divulgação.
O jovem celebrou o reconhecimento diante do cenário nacional e a oportunidade de apresentar seu trabalho para futuros colegas de setor num ambiente livre das pressões acadêmicas. "Na universidade, ficamos muito preocupados com as avaliações e podemos nos limitar no processo criativo. O desenvolvimento para este concurso me permitiu trabalhar de forma livre e criativa", revelou. Ao comentar a vitória, disse saber "o quão talentosos são os estudantes de arquitetura e urbanismo no país", dando peso maior para a experiência.

Prêmio Deca cresce em sua 26ª edição

Gerente de Branding, Comunicação e CRM do grupo Dexco, Fabiana Melo comemora mais um ano em que o Prêmio Deca mantém relevância no cenário brasileiro. Para ela, "chama a atenção cada vez mais a diversidade das inscrições, todas as regiões muito bem representadas", além do avanço no volume de participantes. A edição de 2022 teve 20% mais inscritos do que o observado no ano anterior. "É um prêmio que já está no mercado há 26 anos e continua crescendo; e os profissionais e os estudantes reconhecem o quão importante ele é como impulsionador de carreira, de conexão", completa.
Sobre a categoria de estudantes, a representante da Deca frisa a qualidade dos projetos submetidos e "o olhar estético apurado dessa nova geração". "A Deca valoriza muito a relação com os designers, arquitetos, designers de interiores e a gente acredita que essa relação tem que se dar desde o início, desde a formação desses profissionais [...]. É momento de muita satisfação para a marca promover a arquitetura e o design do nosso país que tem tantos talentos", arrematou a executiva.
Os trabalhos enviados ao Prêmio Deca passaram pelo crivo de comissão julgadora formada por arquitetos, designers, jornalistas e personalidades relacionadas a arquitetura e design, avaliados pelos critérios de originalidade, criatividade e aproveitamento do espaço.
A relação contou com nomes de referência na área, como Gianfranco Vannucchi, Allex Colontonio, Livia Pedreira, Artur Casas, Jader Almeida, Osvaldo Tenório, Ricardo Bello Dias, Nildo José, Debora Aguiar e Leo Romano. O destaque, segundo Fabiana Melo, ficou para os três últimos, que são os profissionais que mais receberam troféus na história da premiação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!