Opinião

Arquitetura

Mercado imobiliário aposta na madeira engenheirada para 2023

Nicolaos Theodorakis*
27/01/2023 13:04
Thumbnail
A madeira engenheirada é a mais nova tendência na construção civil. Considerada resistente, leve e sustentável, o material ganhou destaque no Brasil e no mundo, principalmente diante da grande discussão sobre como reduzir as emissões de carbono, sobretudo, na construção civil.
Atualmente, inúmeras são as preocupações com as mudanças climáticas e, por isso, há anos este setor busca alternativas sustentáveis, que contribuam para a descarbonização dos empreendimentos. Diante desta mudança de mindset, a madeira engenheirada, cinco vezes mais leve que o concreto e tão resistente quanto, tem conquistado mais espaço na construção civil.
Apoiada pela alta demanda dos green buildings - edifícios verdes que são planejados a partir de uma estrutura e um processo ambientalmente responsável - e, em resposta a crescente adesão tanto do mercado, como da população à agenda ESG, a madeira engenheirada já representa globalmente um mercado de US$ 1,7 bilhão, com potencial de atingir US$ 3,6 bilhões até 2027, segundo relatório divulgado pela consultoria Market Research Future (MRFR).
Quando pensamos em revolucionar a forma de construir, a madeira engenheirada é uma grande aposta. Afinal, o material entrega estabilidade, resistência, leveza, precisão, sustentabilidade e, sobretudo, velocidade, ao passo que as peças são pré-fabricadas, fato que otimiza o período de construção e minimiza os desperdícios.
Por isso, o mercado global de madeira engenheirada tem crescido como nunca. Nesse sentido, a Europa, por exemplo, é a principal fabricante e maior consumidora do recurso, enquanto Canadá e Estados Unidos aceleram a inclusão de novos códigos construtivos para que haja cada vez mais edifícios em madeira. Alemanha, Itália, Áustria e França concentram uma parte significativa das fábricas do continente europeu, e o Brasil caminha a passos largos no que diz respeito às construções sustentáveis.
A madeira engenheirada é uma tendência que veio para ficar. Capaz de agregar valor aos empreendimentos a partir da sustentabilidade, a tecnologia tornou-se realidade e estará ainda mais presente nos empreendimentos em 2023. Tida como o futuro da construção civil, certamente ainda terão muitas inovações por vir.
Nicolaos Theodorakis é fundador e CEO da Noah, startup de soluções em tecnologia para a construção civil com estruturas em madeira.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!