29ª edição

Arquitetura

Tendo a arte como protagonista, Casacor Paraná apresenta tema e calendário para 2023

Vivian Faria, especial para HAUS
08/02/2023 19:24
Thumbnail

Estar íntimo projetado por Maristela e Julia Penkal para a Casacor 2022 | Eduardo Macarios

A 29ª edição da Casacor Paraná, principal mostra de arquitetura, decoração e design de interiores do estado, já tem data marcada para abrir suas portas ao público: 4 de junho de 2023, com inauguração exclusiva para convidados na véspera. A exposição, que terá como tema “Corpo & Morada”, seguirá aberta à visitação até 23 de julho.
Assim como nos dois últimos anos, o evento será sediado no edifício Acqua (antigo Aquacenter Batel), centro poliesportivo com aproximadamente 6 mil m² que possibilitou que espaços não usuais como piscinas fossem usados para abrigar os ambientes da mostra.
A exposição vai apresentar propostas para o morar e o trabalhar em três pavimentos, que também contarão com praças de convivência. Além disso, a mostra pretende destacar a arte. Para isso, contará com instalações artísticas com curadoria da produtora cultural Consuelo Cornelsen.
“Trazer a arte para dentro da Casacor é um trabalho que temos feito nos últimos anos e, cada vez mais, enxergamos que artistas e galerias estão apoiando o trabalho dos nossos arquitetos. Arte e arquitetura têm tudo a ver”, afirma a diretora da Casacor Paraná, Marina Nessi, sobre a ideia de dar protagonismo à arte na mostra.

Instalações artísticas

A Casacor Paraná deve contar com duas instalações artísticas, uma na entrada do evento e outra no setor das piscinas. “O setor das piscinas foi a coqueluche da Casacor nos últimos dois anos. Agora, entendemos que o espaço aéreo também precisa ser valorizado”, conta Marina.
Em 2022, o setor das piscinas abrigou, entre outros ambientes, um bar projeto por André Henning
Em 2022, o setor das piscinas abrigou, entre outros ambientes, um bar projeto por André Henning
Para ocupar o espaço, Consuelo convidou o artista plástico José Antonio de Lima, mineiro criado no Paraná que tem uma carreira de mais de 35 anos. Ele vai apresentar a obra “Tramas”, exibida em diversos países e na qual ferro, arame e tecidos são entrelaçados para criar formas abstratas suspensas. A iluminação também tem importante papel na instalação, pois contribui para destacar determinados elementos ou propor novos olhares sobre a obra.
Para a entrada do edifício, a ideia é criar algo novo. A proposta é que seja um túnel sobre a passarela que dá acesso ao edifício, ao final do qual haverá um painel feito de material à base de micélio.
“Quando entramos num lugar, ele tem que nos impactar. Então, a ideia para o túnel é que você chegue e diga “uau!” – e também que tenha sustentabilidade”, explica Consuelo. Para desenvolver a obra, a produtora cultural convidou os artistas Rômulo Lass e Felipe Michelena.

Era do cuidado

Seguindo o calendário nacional da Casacor, a edição paranaense terá como tema “Corpo & Morada: a era do cuidado”. A proposta é que os profissionais participantes desenvolvam projetos que demonstrem preocupação com o cuidado que dispensamos às nossas vidas e às nossas casas – e que impacta no cuidado com as cidades e toda a sociedade.
“A função do tema é provocar reflexão sobre o que está acontecendo no mundo. A arquitetura não é individual, nem um desfile de estilos: ela está ligada com o momento do mundo, tem a ver com valores”, destacou o diretor de conteúdo e relacionamento da Casacor, Pedro Ariel ao apresentar o tema.
Conforme ele, a necessidade de cuidado não é só pessoal (autocuidado) e com o espaço onde moramos, mas também com cidades, comunidades e sociedades inteiras, emerge a partir de um cenário de incertezas e frustrações que advém da pandemia, da guerra, da crise econômica mundial e das mudanças climáticas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!