Arquitetura

Terraço do Shopping Itália volta a ter letreiro luminoso depois de sete anos

Aléxia Saraiva
29/07/2019 19:19
Thumbnail

Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo | GAZETA

Um dos colossos da arquitetura curitibana está prestes a brilhar novamente. O Centro Comercial Itália, um dos cinco maiores edifícios da cidade, vai passar a iluminar a cidade com um novo letreiro no topo de seus 112 metros de altura. Inaugurado nesta segunda-feira (29), o letreiro traz a logomarca do EBANX — fintech que ocupa o 26º andar do prédio desde 2017.
Letreiro do Ebanx no terraço do Shopping Itália foi inaugurado na noite desta segunda-feira (29). Foto: Leonardo Silva
Letreiro do Ebanx no terraço do Shopping Itália foi inaugurado na noite desta segunda-feira (29). Foto: Leonardo Silva
A placa tem 3,5 metros de altura e pesa cerca de duas toneladas. Segundo Alphonse Voigt, um dos fundadores do EBANX, a ação reforça a identidade da empresa, que nasceu em Curitiba e processa pagamentos para empresas de todo o mundo em oito países da América Latina. “Esse é um símbolo da nossa presença em Curitiba, do impacto que temos na cidade de tantas formas diferentes. Ter nossa sede no Itália, que é tão icônico, e poder mostrar nossa marca no alto do prédio, é muito especial”, afirma Voigt.
Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Não é a primeira vez que o edifício, apelidado de CCI, ganha essa função. Inaugurado em 1981, ele faz parte da memória de muitos curitibanos pelas diversas ações que já recebeu em seu terraço. Uma das mais recentes — e mais lembradas — foi o relógio do banco Itaú, que alternava com a temperatura local e era visto de muitos pontos da cidade. O letreiro funcionou até meados de 2012 e deixou saudades.
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Outro letreiro que passou pelo prédio foi uma homenagem ao Papa João Paulo II em sua visita à capital, em 1980. A placa levava a imagem de um peixe e a mensagem “Bem-vindo, pescador” — fazendo uma alusão à alcunha de “pescador de almas”, frequentemente concedida ao pontífice. Ações de Natal também eram comuns: além de luzinhas, o CCI já recebeu uma grande touca de Papai Noel.
Foto: Arquivo/CCI
Foto: Arquivo/CCI

40 anos de arranha-céu

O Edifício Itália marca a paisagem urbana de Curitiba desde o final da década de 1970, quando começou a ser construído — conforme consta no livro “Prédios de Curitiba”, de Guilherme de Macedo, Fábio Domingos Batista e Washington Takeuchi.
Originalmente, a ideia do prédio era comportar um hotel cinco estrelas: o Centro Comercial Um Universo. O CCUU chegou a ganhar corpo com projeto assinado por um dos grandes nomes da arquitetura e urbanismo curitibanos, Lubomir Ficinski, um dos criadores das canaletas exclusivas para ônibus expressos.
Edifício Itália durante sua construção, em 1978. Foto: Arquivo/CCI
Edifício Itália durante sua construção, em 1978. Foto: Arquivo/CCI
Uma nova ênfase comercial fez com que os rumos do prédio fossem outros, passando de hotel ao chamado “primeiro shopping center da cidade”, com pavimentos corporativos. O projeto, então, foi repassado a um amigo de Ficinski, Roberto Martins de Albuquerque. O arquiteto foi o responsável pela icônica fachada de vidros escuros intercalados a pilares de concreto. Sua técnica construtiva também foi inovação na cidade, sendo o primeiro a ser feito com a técnica de laje protendida.
Construção do terraço do CCI, em 1980. Foto: Arquivo/CCI
Construção do terraço do CCI, em 1980. Foto: Arquivo/CCI
A obra começou em 1975 e foi concluída em 1981, com uma opulência que marcou a arquitetura da cidade: são mais de 60 mil metros² de área construída, divididos em cinco andares de estacionamento, três pavimentos de subsolo, um andar térreo, dois andares de sobreloja, 35 pavimentos corporativos e uma cobertura — que originalmente iria abrigar um restaurante panorâmico, outra ideia que acabou deixado de lado.
Foto: Antônio More/Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Antônio More/Arquivo Gazeta do Povo
Quando inaugurado, o prédio recebia 30 mil pessoas diariamente. Seus dois cinemas, Cine Itália e Cine Palace, se somavam à lista de atrativos.
Pelo 26º andar do prédio, onde atualmente é a sede do EBANX, já passaram outras empresas: a Esso, de 1990 a 2008; a Cosan de 2008 a 2010; e a Minauro, de 2011 até 2017. No prédio também ficam o Consulado da Itália e do Japão.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!