Arquitetura

Uber revela como será sua primeira base para “carros” voadores

HAUS
13/05/2018 21:00
Thumbnail
Depois de revolucionar a mobilidade urbana terrestre, a Uber planeja inovar, também, no que se refere ao transporte aéreo. No II Encontro Anual da Uber Elevate, realizado nos últimos dias 8 e 9 de maio em Los Angeles, Estados Unidos, a gigante da mobilidade apresentou o conceito que norteará os projetos dos seus skyports, uma espécie de heliponto que deverá dar suporte ao Uber Air, futuro serviço de transporte aéreo da companhia.
Os projetos foram escolhidos a partir de um concurso realizado pela Uber, que selecionou seis deles, e assinados por empresas de arquitetura e engenharia. O objetivo é o de que eles sirvam como base de pouso e decolagem para as aeronaves do tipo eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical).
LEIA MAIS 
Os projetos dos skyports, assim como o Uber Air, ainda estão em fase de protótipo. De acordo com a Uber, os primeiros testes deverão ser realizados em 2020 para que a Uber Air comece a operar três anos depois.
Conheça os seis projetos dos skyports da Uber, que têm na proposta futurista seus principais destaques.
Imagens: Divulgação/Uber
Imagens: Divulgação/Uber
Inspirado na forma de uma colméia e no padrão de voo das abelhas, o “Uber Hover”, assinado pelo escritório Humphreys & Partners Architects, utiliza materiais sustentáveis em sua construção e acomoda cerca de 900 passageiros por nível, por hora.
A mesma inspiração norteia o projeto “Colméia”, do The Beck Group. Escalonável, ele acomoda 150 decolagens e aterrissagens por hora – esta capacidade, no entanto, pode ser ampliada para até 1 mil a cada hora.
Desenvolvido pelo Pickard Chilton e Arup, o projeto da “Sky Tower” traz uma série de módulos que podem ser combinados vertical e horizontalmente, de acordo com a paisagem da cidade em que for construído. Cada torre tem capacidade para acomodar 1,8 mil passageiros por hora e receber cerca de 180 pousos e decolagens.
Assinado pelo escritório de design Gannett Fleming, o skyport batizado “The Paw” (“A Pata”, em tradução livre) conta com múltiplas plataformas de aterrissagem e comporta o pouso e decolagem de 52 veículos elétricos por hora.
Com linhas geométricas e permeabilidade visual, o protótipo do skyport assinado pela Boka Powell apresenta embarque e desembarque escalonados em diferentes níveis de altura.
Com uma proposta que lembra uma pista de pouso elevada, o projeto “Connect”, da Corgan, é baseado nas redes rodoviárias. Assim, os diferentes módulos são interligados e permitem que os veículos possam circular entre eles.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!