Arquitetura

Urina ameaça estrutura da igreja mais alta do mundo

HAUS
31/10/2016 21:58
Thumbnail

Vista da cidade de Ulm, com a Catedral em destaque. Urina acumulada nas paredes externas ameaça estrutura com mais de 600 anos. Foto: Pixabay

Um patrimônio arquitetônico mundial está ameaçado pela falta de educação. A Catedral de Ulm, cidade universitária ao sul da Alemanha, está com a fundação de pedra ameaçada pela quantidade de urina que é depositada diariamente nas paredes externas da igreja, considerado o templo com a torre mais alta do mundo.
Os sais e ácidos da urina estão acelerando o processo de erosão do edifício, segundo relataram os responsáveis pela conservação da igreja ao jornal local Südwest Press. A base, composta de arenito, passou recentemente por restauração, mas ainda assim apresenta desgaste por conta dos compostos químicos.
A Catedral de Ulm é destaque na paisagem da cidade universitária ao sul da Alemanha.<br>Foto: Pìxabay
A Catedral de Ulm é destaque na paisagem da cidade universitária ao sul da Alemanha.<br>Foto: Pìxabay
Recentemente, as autoridades locais decidiram aplicar multa de 100 euros (cerca de R$ 347) a quem for flagrado urinando nas paredes históricas. Entretanto, a medida não tem surtido o efeito pretendido.
“Já faz meio ano que venho monitorando o local, mas, ainda assim, volta e meia as paredes ficam cobertas por urina e vômito,” afirmou Michael Hilbert, chefe do departamento de manutenção da igreja, ao Südwest Press.
Detalhe da Catedral de Ulm, na Alemanha.<br>Foto: Pixabay
Detalhe da Catedral de Ulm, na Alemanha.<br>Foto: Pixabay
A área em torno da igreja é usada para eventos durante vários períodos do ano, o que agrava o uso dos arredores da igreja como “banheiro”.

História

Construída em estílo gótico a partir de 1377, a igreja é o símbolo da cidade e levou 513 anos para ser concluída, em 1890. A torre mede 161 metros e 53 centímetros. Embora não seja oficialmente uma catedral, a igreja é mencionada como tal devido a imponência do prédio.
Por-do-sol e a silhueta da Catedral de Ulm, construída a partir de 1377.<br>Foto: Pixabay
Por-do-sol e a silhueta da Catedral de Ulm, construída a partir de 1377.<br>Foto: Pixabay
A Catedral de Ulm deve perder o posto de igreja mais alta do mundo quando a Sagrada Família, em Barcelona for concluída, o que deve ocorrer em 2026. A emblemática obra de Gaudí terá 172 metros e 50 centímetros.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!