Tecnologia

Arquitetura

Zaha Hadid Architects cria cidade virtual para ser hub global de design no metaverso

HAUS
20/06/2023 19:00
Thumbnail
Uma cidade inteira voltada para promover o encontro entre profissionais e estudantes de arquitetura e design. Essa é Metrotopia, realidade virtual criada pelo Zaha Hadid Architects (ZHA) em parceria com o laboratório de inovação em arquitetura e design ArchAgenda para ser um hub global de design. O projeto é a primeira incursão do ZHA no metaverso.
De acordo com os fundadores, o objetivo do Metrotopia é possibilitar conversas, trocas de experiências e parcerias entre todos que trabalham com design, independentemente do segmento.
Neste primeiro momento, por exemplo, a cidade – que, por enquanto, conta com um edifício principal assinado pelo ZHA – sedia a exposição “Knowledge Transfer”, que integra a programação da Bienal de Arquitetura de Veneza e permite que os visitantes conheçam os trabalhos mais recentes de alguns dos principais escritórios de arquitetura do mundo, como OMA, Morphosis, Coop Himmelb(l)au, UnStudio, MAD, Sou Fujimoto, Archi-Union, LAVA, CAP, EcoLogic Studio e o próprio ZHA.
Construído pela Unreal Engine 5 na plataforma Mytaverse, o Metrotopia deve ganhar novos espaços à medida que escritórios de arquitetura e design decidam contribuir com o hub, construindo seus próprios edifícios para possibilitar encontros, aulas e eventos. Nas palavras dos fundadores, é isso que vai permitir que seja uma cidade “diversa” e “vibrante”, como as mais estimadas do “mundo real”.

Confira o vídeo sobre Metrotopia:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!