Villa Necchi: uma casa-jardim dos anos 1930 no centro de Milão

Em Milão, todo mundo viu e fez todo o “Salone", com todas as novidades do hoje e do amanhã. Mas a arquiteta e colunista Daniela Busarello buscou voltar às origens

Villa Necchi. uma casa-jardim no centro da cidade de Milão. Fotos: Daniela Busarello / Arquivo Pessoal

por Daniela Busarello

27/04/2019

compartilhe

Uma casa-jardim em Milão

Telefones-câmaras fotográficas na mão, olhares atentos, segundos para absorver / criticar, o que foi pensado durante pelo menos um ano pelo artista-designer-industria-artesão… tudo tão efêmero. Mas também tão necessário. Esta indústria do design é responsável por milhares de empregos no mundo todo.

>>> Marca leva o pôr do sol de Fernando de Noronha para o Salão do Móvel e conquista Milão

Saldo positivo! Na “minha” Milão, preferi “voltar às origens” e falar de uma “lição de arte-arquitetura-design”: a Villa Necchi. Uma casa-jardim no centro da cidade.  Anos 1930. Resultado do encontro da Família Necchi (da alta burguesia industrial da época) com o Arquiteto Piero Portaluppi. A única exigência do cliente: construir a casa mais linda de Milão, sem limites de orçamento. Não é sobre dinheiro.

É sobre ousadia. Pois foi aí que Portaluppi pode criar o máximo de espaços generosos, detalhes de arquitetura primorosos e acabamentos de decoração magníficos. Pergaminho, radica, mármores, grandes painéis de vidro, o jardim que “entra” visualmente no espaço interno, janelas em forma de estrela, móveis desenhados especialmente com tamanha simplicidade e delicadeza. Espaços de convívio e espaços de introspecção. Inovações tecnológicas, conforto e eficiência da época: elevador, monta-cargas, portas blindadas de correr em aço inox aparente, interfones e abóbadas muradas… luxo e modernidade que fizeram dela uma residência símbolo da época.

Mobiliário art decó, obras de arte importantes: Tiepolo, Canaletto, de Chirico, Picasso, Morandi, Fontana, Modigliani, Matisse entre outros … uma casa para viver e para sonhar com tanta beleza.

LEIA TAMBÉM

Marca suíça de design apresenta televisão transparente no Salão do Móvel de Milão

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você