As paisagens em miniatura que você pode ter em casa

Key Imaguire Junior
24/10/2017 16:30
Thumbnail

Foto: Reprodução

É uma experiência na qual, variadas as circunstâncias, me parece que a maioria das pessoas já esteve: apreciar, cuidar, viver liliputianamente uma fração de paisagem —com alguma ajuda da imaginação, que proporciona boas viagens. Não estamos mencionando as “janelas para o mundo”: quadros, fotografias e outros recursos que quebram a insipidez monástica das paredes dos apartamentos.
Que podem ser muita coisa —mas não o nosso assunto de hoje. Na cultura oriental, desde sempre condicionada pela falta de espaço — e apreciação da natureza — há algumas tradições das quais o mundo ocidental se está apropriando: na medida em que passamos a viver em minúsculas casas e apartamentos, em função “das três telas de cristal líquido”, os cultivadores de bonsai se tornaram mais numerosos.
É um “jardim mínimo“, mas no qual a vida dos verdadeiros, sua variação ao longo das estações do ano, o desenvolvimento dos indivíduos como criaturas vivas, pode ser apreciada.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Os recursos que reforçam a ideia de uma paisagem em miniatura estão sempre presentes: o musgo referencia a vegetação rasteira sob a árvore; eventuais trilhas e miniaturas de construções nos fazem
viajar na escala das dimensões. Tem bastante aceitação a fração de paisagem submarina: aquários onde a vida vegetal e animal convivem, mas sempre dentro da ideia do mundo em miniatura.
É um ambiente muito rico, porque admite vida animal: onde até mesmo os ciclos alimentares e vitais podem ser observados. Os comportamentos das diversas espécies não são simples como parecem à primeira vista, e sua compreensão é um exercício de inteligência.
Acho que o fascínio dos aquários é precisamente a observação dos pequenos seres coloridos, que nem mesmo nos percebem. Ou percebem que somos um ambiente externo a seus mundinhos, e nos observam… O romantismo da viagem costuma ser reforçado com alusões diretas: além das pedras e da vegetação, carcaças de navios naufragados e escafandristas…
É claro que há pessoas que não se satisfazem em sonhar na paisagem dos bonsais e aquários: há quem goste de se imaginar no pesadelo de um deserto povoado de aranhas caranguejeiras, serpentes e outros seres assustadores. Ou então no ultra-socialismo de um formicário, que dizem ser muito interessante, mas no meu entendimento, só para uma comunidade de tamanduás.
Os japoneses cultivam também o suiseki, contemplação de pedras arranjadas para formar uma paisagem com tudo dentro, na sala: uma fração de um planeta, ainda que semelhante ou igual ao nosso, em escala reduzida e confortadoramente sob nossos cuidados. Ao contrário do nosso mundo principal, fora de controle e despencando nos abismos sem retorno do super aquecimento, da poluição, da extinção das espécies…

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!