Interiores

Decoração

4 dicas para acertar na compra do móvel planejado

HAUS
02/03/2022 18:22
Thumbnail
Nem modular, nem marcenaria. Os móveis planejados unem características de ambos - como o fato de serem produzidos industrialmente, mas permitindo certo grau de personalização -, e são uma boa opção para quem busca boa qualidade, mas não pode (ou não quer) investir na marcenaria.
Antes da compra, no entendo, é preciso dar atenção a alguns detalhes que irão garantir não apenas a qualidade e funcionalidade dos móveis, mas também seu apelo estético como elemento de composição dos diversos ambientes da casa ou escritório.
Confira quatro dicas práticas, listadas pela Evivva, para definir o seu projeto e fazer uma compra acertada!

Planejamento

O primeiro passo é listar todos os ambientes que precisam do mobiliário planejado. Aqui podem entrar de quartos e cozinhas a banheiros e escritórios, por exemplo. Feito isso, defina uma ordem de prioridade entre eles. Desta forma, se o orçamento não couber no bolso de uma só vez, você pode começar investindo nos cômodos prioritários para, na sequência, mobiliar os demais.
Pensar no que se irá guardar contribui para a definição dos materiais e acessórios do móvel.
Pensar no que se irá guardar contribui para a definição dos materiais e acessórios do móvel.
Outra possibilidade para viabilizar todo o mobiliário de uma só vez é fazer pequenas alterações nos projetos, substituindo acabamentos e acessórios.

Materiais

É preciso ter em mente o quanto se irá usufruir dos móveis no dia a dia e se eles terão papel mais funcional ou estético. A partir disso, você poderá pesquisar e definir os materiais mais adequados para eles, levando em consideração a durabilidade, praticidade na limpeza e manutenção e apelo estético, por exemplo.

Detalhes

Qualidade das ferragens contribui para a funcionalidade e longevidade do móvel.
Qualidade das ferragens contribui para a funcionalidade e longevidade do móvel.
Móveis são feitos para durar. Então, na hora de escolher, é preciso prestar atenção a todos os detalhes. Verifique se a espessura do material (em geral MDF ou MDP) é adequada ao peso dos objetos que você irá guardar nas prateleiras, por exemplo. Cheque a qualidade das ferragens e pense no uso que fará dos móveis para defini-las. Serão necessários amortecedores para portas e gavetas? As portas serão de abrir ou de correr?

Para durar

Além da qualidade das peças, a estética também conta muito para longevidade de um móvel planejado. Tome cuidado com tendências e modismos, especialmente na definição das cores e texturas dos acabamentos e da composição delas com os demais elementos do ambiente e estilo da decoração como um todo. De nada adianta você seguir a cor do momento se, passados poucos meses, terá enjoado dela.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!