Cuidados

Decoração

5 dicas para manter seu estofado limpo e bem cuidado

HAUS
05/10/2023 12:34
Thumbnail
Nada como chegar em casa após um dia de trabalho e deitar no sofá para alguns minutos de descanso. Porém, para que esse hábito proporcione bem-estar e o estofado esteja sempre com boa aparência, é preciso manter a peça limpa e bem cuidada. Por isso, com auxílio de especialistas, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença na manutenção da peça. Confira:

Compre com qualidade

O primeiro passo para garantir um estofado duradouro é adquirir uma boa peça. Para isso, é importante escolher uma loja confiável que conta com consultores especializados e bom suporte pós-venda.
Em seguida, vem a escolha do próprio produto. “Influencia muito a qualidade do produto”, explica o gerente da Ciello Santa Felicidade, Cleber Maciel. “Da mesma forma, a tonalidade do tecido. Cores muito escuras tendem a desbotar mais fácil, enquanto as claras têm durabilidade maior”.

Impermeabilize

A impermeabilização fecha os poros do tecido, evitando a penetração de poeiras, sujeiras e, claro, líquidos. Assim, as sujidades se acumulam de maneira mais superficial e, consequentemente, tornam-se mais fáceis de serem removidas com limpezas de manutenção.
A designer e gerente de marketing e produto da Estofados Jardim, Deyse Roza, alerta, porém, que é preciso ter cuidado na hora de escolher a empresa e o impermeabilizante aplicado: para evitar acidentes, o produto não pode ser inflamável. Maciel, por sua vez, lembra que a impermeabilização não é vitalícia e precisa ser refeita.

Faça uma manutenção periódica

Na hora de limpar a casa, aproveite para aspirar o pó do estofado para remover poeira, migalhas e sujeiras soltas na peça. “Mantendo esse hábito, você evita o acúmulo de partículas indesejadas no estofado”, comenta, em nota, Deyse.

Aposte em limpeza profissional

Periodicamente, contrate uma empresa especialista em higienização de estofados para uma limpeza mais profunda. “Com isso, sujeiras mais pesadas são removidas, renovando até mesmo a cor do estofado e, é claro, garantindo mais saúde para quem vai utilizá-lo”, explica a designer.

Fique atento às orientações do fabricante

Embora a limpeza profissional e a manutenção com aspirador de pó sejam recomendadas, é essencial seguir as orientações do fabricante em relação à higienização. Em geral, cada tecido tem cuidados específicos, os quais são descritos na etiqueta das peças. Algumas siglas utilizadas são:
  • O — quando pode ser utilizada água para lavar o tecido;
  • W — se o tecido aceitar apenas um pano úmido com produto de limpeza;
  • P — para lavagens a seco;
  • F — quando a higienização só pode ser feita por profissionais especializados.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!