Decoração

5 maneiras de trazer o estilo hygge para dentro de casa e deixá-la confortável para o frio

HAUS
10/07/2018 17:58
Thumbnail

Hygge, palavra sem tradução exata para o português, é um estilo que incentiva o aconchego em casa. Fotos: Divulgação

Hygge. Esta pequena palavra dinamarquesa, que não tem tradução exata, tenta nos explicar aquela sensação interna de paz e tranquilidade. O conceito chamado Hygge “significa” aconchego, a arte de criar uma atmosfera simpática seja onde for, e o prazer de curtir momentos simples que prezam pelo conforto e bem estar.
As explicações para o estilo apontam para a felicidade que surge nos pequenos momentos da vida, no sentir-se acolhido, relaxado e livre. Não é algo que tenha relação apenas com produtos, mas com a ação de compartilhar os momentos.
“Normalmente são programas caseiros, sem custo e desconectados de tecnologia. Essa tendência veio da Dinamarca, país conhecido pelos altos índices de felicidade do seu povo, que defende que praticar alguns minutos de hygge por dia, ajuda a se sentirem mais felizes”, explica Silvia Scigliano, consultora certificada pelo FIT (Fashion Institute of Technology) que destaca que essa tendência também chegou na moda, em tecidos confortáveis como o moletom, fibras naturais como algodão e lã, e principalmente tricôs, sempre em cores neutras e claras.
E o hygge aparece dentro de casa também e ficam mais intensos com as temperaturas baixas, quando o ficar em casa é ainda mais convidativo. HAUS, com a ajuda da seleção da Todeschini, elenca 5 maneiras fáceis para você se inspirar e transformar o seu lar nesta estação com o estilo hygge. Confira:

1 – Iluminação natural e velas

Cuidar da iluminação é imprescindível para que o ambiente seja convidativo. Velas são importantíssimas: elas trazem aconchego, intimidade; e as perfumadas, estimulam os sentidos.
A luz natural também é fundamental – preste atenção ao aproveitamento das janelas, elimine todo e qualquer adorno que impeça ou dificulte a passagem do sol durante o dia e escolha cortinas que tragam leveza. Para ressaltar a luz natural, é necessário aplicar cores neutras no ambiente, mas não necessariamente deixar tudo branco, asséptico. Uma paleta com tons pastel cai muito bem.

2 – Crie um ambiente sensorial

Colocar uma boa música de fundo, flores naturais sobre uma mesa: aquele toque especial pode provocar um prazer simples e bem estar. Texturas de madeira ou pedra, lã, linho, algodão, todas essas texturas aquecem o ambiente. Almofadas, itens com materiais de toque suave e confortável traduzem perfeitamente o conceito. Todos esses detalhes usando materiais naturais fazem toda diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade.

3- Aconchego e simplicidade

É importante também criar refúgios, cantinhos com toques especiais em sua casa. E não é preciso um grande investimento ou uma casa enorme. Olhe para os seus ambientes buscando um local onde o descanso seja privilegiado. Novamente, malhas, almofadas e tapetes trazem mais conforto e tornam a casa mais acolhedora.
Comer e beber coisas gostosas como um chocolate quente, e estar próximo à natureza também fazem parte do ritual. Na Dinamarca, as pessoas usam bastante o seu tempo de maneira eficaz, seja para trabalhar ou realizar as tarefas diárias. Além disso, ter um momento para se cuidar e relaxar após as obrigações é necessário.

4 – Objetos afetivos

Que tal neste inverno resgatar lembranças, fotografias e objetos que estavam guardados em caixas e colocar à vista como parte da decoração para lembrar sempre do que te faz feliz? Separe um bibelô, um porta-retratos com uma imagem que te traga uma sensação boa. Lembre-se sempre das experiências, do básico e coisas simples da vida.

5 – Coloque verde dentro de casa

Foto: Ana Gabriela Amorim / Gazeta do Povo.
Foto: Ana Gabriela Amorim / Gazeta do Povo.
Plantas sempre são bem-vindas. Trazem vida e pessoalidade, pois carregam consigo o carinho que o morador deve dispensar para cuidar do vaso ou floreira. As espécies dependerão da intensidade de luz do local a ser decorado. Mas cactos, suculentas e folhagens que se adaptam bem em ambientes de meia-sombra e sombra são boas opções. Lembre-se de investir em vasos e cachepôs que combinem com o estilo. Os de maxi crochê são boas pedidas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!