Decoração

6 tendências de decoração, fáceis de colocar em prática, direto da Maison & Objet Paris

HAUS
14/09/2018 18:35
Thumbnail

Se você quer apostar em cores na sua decoração, vá de laranja ou verde. Confira outras tendências da Maison & Objet que aconteceu em Paris. Fotos: Juliana Meda / Divulgação

Todo setembro é tempo de os olhos de quem gosta de design se voltarem para Paris. A Maison & Objet terminou na última terça-feira (11) e trouxe tendências e peças que com certeza influenciarão a decoração em todos os lugares do mundo. A pedido de HAUS, a arquiteta Juliana Meda, que visitou a feira francesa, selecionou pontos de destaque. Para Juliana, a feira é uma diversão, pois traz todo tipo de referência em design. “Desde jóias, brinquedo, objetos criativos para a cozinha, culinária, enfeites, lançamentos de linha de mobiliários, a gente encontra de tudo. Eles são muito focados em soluções, então é muito legal e dinâmico de ver”, conta.

Confira as 7 principais tendências selecionadas por Juliana Meda na Maison & Objet

Elementos naturais

Há uma volta e uma busca pela natureza, pelo natural. É a utilização da alta tecnologia sem cara de industrializado. O papel reciclado, a fibra de bamboo, o uso da seda. Juliana conta que, incluise havia um estande que mostrava como usar a seda para papel, roupa, enfeite. Neste contexto, materiais que se encontra no Brasil ganham força, como as fibras naturais, por exemplo. Uso de frutos, como cocos, e sementes, como as amêndoas. As pessoas estão numa busca muito forte para a utilização da natureza, um exemplo que apareceu na feira foram as joias bem interessantes feitas de carvão, explorando o que sai da natureza.

Reciclagem e sustentabilidade

Dentro dessa questão mais natural e menos industrial, muitas demonstrações de reutilização do plástico. Por exemplo, o mobiliário feito de plástico reciclado mostrava o que fazer com o lixo. Essa conscientização está muito forte e presente na edição deste ano.

Foco no laranja e verde

As cores continuam puxando para os tons terracota, o laranja e o verde. Estavam em vários espaços e produtos, super em alta e vieram para ficar.

Cerâmicas

Viu-se cerâmica em vários estandes. Tudo feito a mão (resgate ao natural, sem industrialização). “Temos vários ceramistas ótimos no Brasil e esta é uma tendência que pode se muito usada por nós com destaque na decoração”, explica.

Vida prática

A feira tinha muita coisa para incentivar o faça você mesmo. Tudo para deixar a vida mais prática, mais fácil. Garfos e facas diferentes, tábuas que facilitam o dia a dia. Há ainda a aposta em módulos para encaixes e elementos para organização.

Linhas orgânicas

O que eles trazem como tendência são as peças mais torneadas e orgânicas. O enfeite orgânico está muito forte, além dos vasos de vidro, alguns com outros vasos dentro, ou todo soprado, feito à mão. Mais uma vez, a característica natural em evidência.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!