Decoração

7 dicas para criar espaços que estimulam o desenvolvimento infantil

HAUS
12/10/2018 10:50
Thumbnail

Não precisa de grandes áreas. Use a imaginação para caprichar em um cantinho lúdico e seguro. Foto: Divulgação

A arquitetura tem papel indispensável no planejamento dos espaços para interação que abriguem as necessidades fundamentais das crianças, sendo estas voltadas às emoções, ao senso de pertencimento e ao aprendizado mais simplificado.
Cada vez mais, na busca pela retomada das origens da aprendizagem (aquela que ocorre dentro de casa e com viés de descoberta e autoconhecimento) vê-se surgir espaços lúdicos e estrategicamente projetados para abrigar as atividades e necessidades das crianças, seja em casa ou no espaço escolar.
Bruna de Lucca, diretora do escritório de arquitetura Studio BR, selecionou sete dicas para criação de espaços que estimulam o desenvolvimento infantil:
1) Antes de mais nada é importante dialogar com as crianças antes de criar estes espaços. “Promover a participação na construção do espaço é uma das recomendações de nossas psicopedagogas que prestam consultoria para nossos projetos”, afirma. Cada criança possui perfil próprio, algumas gostam mais de leitura, outras gostam mais de desenho, o espaço precisa levar em conta a personalidade da criança.
Adesivos e objetos que estimulem o movimento e a criatividade são boas formas de personalizar espaços infantis. Foto: Divulgação
Adesivos e objetos que estimulem o movimento e a criatividade são boas formas de personalizar espaços infantis. Foto: Divulgação
2) É muito importante selecionar um ambiente específico destinado à criança, mesmo que seja apenas um cantinho na casa. Elimine elementos que sejam inseguros, como quinas, vidros, superfícies ou materiais que possam se tornar cortantes no caso de quebra.
3) Os elementos como móveis inseridos neste local devem ser pensados na escala da criança. Altura, ergonomia, facilidade de manuseio e acesso. Pode-se complementar com cestos organizadores e piso tipo EVA.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
4) Cabanas são uma solução de fácil montagem, acessível e um convite à imaginação.Há muitas opções de modelos, com tecidos variados.
5) Lousas, rolos com papel para desenho, e superfícies de fácil limpeza são um ponto forte neste tipo de espaço, assim fica liberada a criatividade, sem haver muita preocupação com o pós brincadeira.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
6) Dá para substituir a tradicional lousa por tintas de parede que permitem a criança escrever sobre a superfície. Desde tinta preta fosca para desenho com giz, à resinas transparentes que permitem escrita com canetinha, diversas soluções podem ser encontradas no mercado.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
7) Um mix de cor é importante, porém use com cautela, pois os brinquedos normalmente já são bastante coloridos, e exagero em cores pode deixar a criança mais agitada do que o usual.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!