Decoração

A decoração com franjas vai dominar 2019; 5 ideias para copiar a tendência

HAUS
26/12/2018 19:00
Thumbnail

Fotos: reprodução/Pinterest

Franja é aquela tendência que vai e vem tanto na moda como na decoração. É um ícone do chamado boho-chic — estilo que pode ser traduzido como “boêmio contemporâneo”, inspirado nos hippies dos anos 1970 e que traz referências orientais e étnicas. O resultado é uma combinação exótica cheia de cores e repleta de personalidade.
No entanto, as franjas também podem ser incluídas em estilos minimalistas como um detalhe que traz um toque vintage.
Nos últimos três meses, as buscas por inspirações com franjas cresceram 200% no Pinterest Brasil. Separamos 5 ideias para incluir as franjas na decoração e fazer você também aderir à tendência!

Tapetes e almofadas

A forma mais tradicional de encontrar franjas na decoração são nos tapetes e almofadas. Os acabamentos no trançado dos tapetes ou a própria técnica da capa da almofada — seja crochê, tricô ou macramê — já pode incrementar as franjas como uma assinatura do trabalho artesanal.

Lustres

Um pouco mais alternativos, os lustres também podem ganhar uma cara nova seguindo a tendência das franjas. Um pouco de criatividade faz com que o pendente se transforme em uma peça única de decoração.
Para fazer o lustre em casa, o passo a passo é simples. Com cola quente, grude uma tira de franjas em um arco de madeira (como os para bordado). Se preferir fazer um lustre com vários níveis, a dica é comprar arcos de tamanhos diferentes e amarrá-los com barbante em diferentes alturas, criando um efeito cascata.

Plantas aéreas

Os pendentes para plantas feitos com a técnica do macramê também estão em alta, e dão um charme de ‘casa de vó’ para os vasos e cachepôs. Em vários tamanhos, cores e estilos, podem combinar com vários cantinhos da casa.

Espelhos

Uma das novidades trazidas pelo estilo foi adicionar franjas aos espelhos, tanto multicoloridas como mais tradicionais. Esta é uma saída para dar um toque diferente a um objeto que acaba sendo uma forma de transformar um ambiente inteiro.
Assim como os pendentes de plantas, as franjas também podem compor uma peça em macramê que sirva como o próprio apoio do espelho.

Acessórios de parede

Aqui, a inspiração é livre! As franjas podem funcionar como tapeçaria de parede ou pingentes que funcionam como móbiles. Vale usar a criatividade para fazer composições e abusar do trabalho artesanal.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!