Casa inteligente

Decoração

A partir de televisor, LG integra atividades em todos os cômodos em espaço da CasaCor SP

Flávia Schiochet, especial para HAUS
01/09/2022 19:39
Thumbnail

O televisor Smart TV LG OLED evo Gallery Edition de 65’’ tem uma central de controle compatível com assistentes digitais da Amazon, Apple e Google | Daniel Valenti/Divulgação

O termo controle remoto não poderia ser mais adequado para a proposta da Casa LG Magenta, espaço da LG Eletronics na CasaCor SP. A casa inteligente montada pelo arquiteto Otto Felix tem os comandos centralizados na Smart TV LG OLED evo Gallery Edition de 65’', acessado, justamente, pelo controle remoto do televisor.
Pela tela, acessa-se todos os dispositivos inteligentes da casa que estiverem conectados à mesma rede wi-fi. Isso significa que se pode dar comandos às caixas de som, geladeira, máquina de lavar roupa, secadora de roupas, purificador de ar, closet inteligente e ar-condicionado.
A tecnologia LG ThinQ é a responsável por essa integração e tem ainda compatibilidade com assistentes virtuais da Amazon, Google e Apple. Os comandos também podem ser dados por voz ou à distância, usando o aplicativo para smartphone. A CasaCor SP tem mais de 140 produtos LG em 28 espaços, mas é na Casa LG Magenta em que todos estão reunidos e são demonstrados. A Smart TV LG OLED evo Gallery Edition de 65’' não é a única a ter a função – todas as smart TVs da marca contam com ela. Outro televisor lançado em 2022 foi a LG OLED Objet Collection Posé, apresentada na Semana de Design de Milão. O Brasil é o primeiro país a recebê-la para exibição depois da MDW, na sigla em inglês.
LG OLED Objet Collection Posé, lançada na Semana de Design de Milão.
LG OLED Objet Collection Posé, lançada na Semana de Design de Milão.
A partir da central de controle, o usuário pode comandar os purificadores de ar Puricare 360, a caixa de som LG XBOOM 360, e os equipamentos de ar-condicionado LG Dual Inverter Voice UV Nano ou ainda o LG Artcool Gallery, um ar-condicionado (9 mil BTUs ou 12 mil BTUs) que vem com um espaço para um quadro na frente, tornando-se uma presença discreta no ambiente.
Na cozinha, a geladeira Smart Side by Side UVnano ao lado do forno micro-ondas. À esquerda, o aparelho de ar condicionado LG Artcool Gallery, de 9 mil BTUs.
Na cozinha, a geladeira Smart Side by Side UVnano ao lado do forno micro-ondas. À esquerda, o aparelho de ar condicionado LG Artcool Gallery, de 9 mil BTUs.
Das possibilidades de comando para a cozinha, estão as funções da nova geladeira da marca, a Smart Side by Side UVnano, em que freezer e refrigerador ficam lado a lado. A geladeira vem com uma máquina Craft Ice, que produz gelo esférico de derretimento lento. A capacidade é de três a seis unidades diárias quando demandada. Na porta do freezer, são dois tipos de cubos de gelo e água filtrada. Já na porta do refrigerador, uma parte de vidro permite que se veja o interior do eletrodoméstico. Batendo duas vezes, a luz acende e é possível ver o que está nas primeiras prateleiras, evitando que se abra a porta sem necessidade. Para facilitar o acesso às prateleiras à vista, a porta de vidro também abre.
Na lavanderia e área de serviço, o lançamento do ano é a lavadora e secadora vertical LG WashTower, com capacidade de 17 quilos para a máquina de lavar e 16 quilos de secagem. A junção dos dois eletrodomésticos facilita a operação com os dois painéis na mesma altura, com ciclos de lavagem e secagem pré-determinados, mas é possível baixar novas configurações. A máquina de lavar identifica o tipo de tecido para selecionar o ciclo, distinguindo entre algodão e tecidos sintéticos, bem como a espessura do material. Assim que a máquina termina a lavagem, a secadora automaticamente seleciona o tipo de secagem ideal para as peças. Há ainda a possibilidade de lavagem a seco e a vapor.
Na área de serviço da Casa LG Magenta, o closet inteligente (porta espelhada) está ao lado da WashTower, lançamento de 2022 da LG
Na área de serviço da Casa LG Magenta, o closet inteligente (porta espelhada) está ao lado da WashTower, lançamento de 2022 da LG
A higienização a vapor é uma função encontrada também no closet inteligente LG Styler, lançado em 2021. O equipamento tem ciclos de lavagem a seco, desodorização e esterilização, com capacidade para cinco peças no cabide, uma calça na porta, com a possibilidade de fazer vinco, e, na área inferior, um espaço para calçados, cobertores ou bichos de pelúcia.
Nos televisores, a novidade de 2022 é o Room to Room Share, em que o conteúdo de uma TV pode ser espelhado para outra. Basta estarem conectadas à mesma rede wi-fi.
Serviço
Casa LG Magenta, ambiente de Otto Felix. Na Casa Cor SP, até 11 de setembro: Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2.073, Cerqueira César. Ingressos a R$ 41 (meia-entrada) e R$ 81. 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!