i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Decoração

Ambientes pequenos: ideias para decorar a casa para o Natal sem perder espaço

  • PorGuta Brandt, especial para HAUS
  • null
  • null
  • 03/12/2019 10:02
  • Atualizado em 27/11/2020 às 11:16
red christmas ornaments hanging from christmas tree
red christmas ornaments hanging from christmas tree| Foto:

Decorar a casa para o Natal é uma tarefa que pode ser complicada quando se tem pouco espaço. O pinheirinho pode atrapalhar a circulação e alguns enfeites podem dar a impressão de que o ambiente é muito pequeno. As decorações cinematográficas, com árvores enormes e muitos enfeites, podem ser lindas, mas são nada práticas e funcionais para quem tem uma casa ou apartamento pequenos.

Siga a HAUS no Instagram

“Para a decoração não atrapalhar e nem ocupar um grande espaço, a melhor solução é torná-la mais vertical, explorando bastante as áreas de parede, janelas e portas”, ensina a designer de interiores Mônica Pajewski. Segundo a profissional, reaproveitar alguns itens e dar cara novas a objetos antigos é uma tendência que também pode ser muito útil para otimizar o espaço.

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

Respeitar a estrutura e o tamanho do ambiente também é muito importante para que a decoração seja agradável e não atrapalhe no dia a dia. “Se a casa é pequena, em vez de optarmos por itens grandes, podemos distribuir pequenos toques natalinos pelos cômodos. Assim, a decoração chama a atenção pelo equilíbrio e beleza, e não pelo exagero. Muitos apelos visuais decorativos dão a sensação de um espaço ainda menor, além de ficar muito carregado”, alerta a designer.

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

Confira algumas ideias e dicas para você fazer a sua decoração de Natal:

Cores

Acrescente toques de cor à decoração e móveis já existentes. Utilize capas de almofadas com tonalidades e estampas que remetam ao Natal, além de trilhos e toalhas de mesa em tons natalinos e que combinem com o restante da decoração.

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

“Não precisamos ficar só no verde e no vermelho. Os tons pastel, terrosos e amadeirados estão na moda e dão um toque bastante sóbrio aos ambientes, além de combinarem muito com as tradicionais cores natalinas. A ideia é utilizar cores que remetam ao Natal em diversos pontos da casa e em itens que sejam funcionais, assim decoramos de forma mais prática e usual”, explica Mônica. Segundo a designer, a tendência é trabalhar sempre com três cores que darão o tom de toda a decoração.

Luzes

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

O tradicional pisca-pisca é um item bastante versátil, que pode, inclusive, fazer o papel de árvore de Natal, formando o desenho do pinheirinho na parede. Este recurso, além de diferente, não ocupa espaço algum. “A tendência da decoração, hoje, é utilizarmos um pisca-pisca mais suave, com a luz num tom de amarelo bem claro, e com a iluminação estática, sem piscar”, explica a decoradora Solange Silva, da Noel Decorações de Natal do ParkShoppingBarigui. Ela também explica que o ideal é escolher um ponto de destaque e utilizar a iluminação neste ponto.

Galhos e elementos naturais

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

Galhos secos naturais estão em alta na decoração natalina e permitem diversos usos: em arranjos, nas paredes ou, até mesmo, substituindo o pinheirinho. Plantas naturais, como as suculentas, também são tendência neste Natal e possibilitam fazer decorações menores, mais minimalistas e que não ocupam espaço, como mini-árvores ou guirlandas. “A decoração com plantas, chamada de design biofílico, veio com tudo”, afirma Mônica Pajewski.

Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo
Foto: Nay Klym/Arquivo/Gazeta do Povo| Nay Klym

Feito à mão

O design afetivo, fruto da produção artesanal, tem crescido e oferece diversas opções para decorar sem perder espaço. “O macramê, por exemplo, é uma referência escandinava que está muito em alta. O bordado também”, explica a designer.

Arranjos

Velas, bolas natalinas, pinhas e até mesmo o pisca-pisca podem ser utilizados em pequenos arranjos para estantes, mesas de centro, aparadores e outros móveis. “Acho que é muito interessante a gente desconstruir o uso de alguns objetos e reutilizar itens que temos em casa. As bolas podem sair do pinheirinho e ir para potes de vidro reutilizados, por exemplo”, ensina Mônica.

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

Para as paredes também há uma opção de arranjo vertical: o pingente de parede. “É como se fosse uma meia árvore, que fica pendurada na parede. Tem de vários tamanhos mas, por ficar pendurado, é um item que não ocupa o chão e nem atrapalha a circulação dos ambientes”, explica a decoradora Solange Silva.

Foto: Vitor Ferraz/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Vitor Ferraz/Arquivo/Gazeta do Povo| JL

Pinheirinho

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

Por fim, para quem não abre mão do pinheirinho na decoração, há opções com alturas menores ou com diâmetro reduzido, como as árvores slim ou meio slim. Esses modelos ocupam menos espaço e necessitam de menos objetos para decorá-las. Mas, se você gosta da decoração minimalista, pode escolher um pinheiro natural ou, então, criar um pinheirinho em 2D na parede, com galhos, pisca-pisca ou outros elementos. “Se a árvore for natural, não precisa nem ter decoração. É só colocarmos o pinheirinho numa cesta, por exemplo, e já conseguimos trazer algo simples e, ao mesmo tempo, muito elegante”, orienta Mônica.

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Atualização

Matéria publicada originalmente em 3 de dezembro de 2019,

Atualizado em 27/11/2020 às 11:16
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.