Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
apartamento-estampas-aline-roman-decoracao-arquitetura-interiores-botteh-haus (2)
A arquiteta Aline Roman desenvolveu uma sala de estar e galeria para expor as obras de arte da família| Foto: Eduardo Macarios

O Estúdio A/R , comandado pela arquiteta Aline Roman, assina o projeto deste apartamento de 300 m², em Curitiba (PR). O principal pedido da família de moradores, formada por um casal e quatro filhos, foi de valorizar a metragem generosa das áreas comuns, priorizando os momentos em família. Outra solicitação foi a de trazer o máximo de estampas e texturas na busca por enriquecer o projeto.

apartamento-curitiba-aline-roman-arquitetura-decoracao-design-textura-estampa (20)
A entrada foi revestida com lâmina de nogueira e conta com um muxarabi em ipê| Eduardo Macarios

“Com o amadurecimento do projeto, foi possível chegar a uma boa medida entre esse máximo buscado e o que de fato fazia sentido dentro do conceito da reforma", revela Aline.

Siga HAUS no Instagram

Para trazer mais personalidade, a arquiteta usou um papel de parede de estampa tropical e a poltrona Peacock
Para trazer mais personalidade, a arquiteta usou um papel de parede de estampa tropical e a poltrona Peacock| Eduardo Macarios

A sala de estar funciona também como a galeria de obras de arte da família. É nesse ambiente que as inspirações maximalistas ganham evidência, tanto pelas peças, quanto pelas cores vibrantes do mobiliário. A arquiteta destacou as diferentes texturas nos tecidos das almofadas e, principalmente, na composição com os dois tapetes, da Botteh Handmade Rugs, de estilo Kilim paquistanês bordado à mão.

A arquiteta desenvolveu uma composição com dois tapetes Kilim da Botteh Handmade Rugs
A arquiteta desenvolveu uma composição com dois tapetes Kilim da Botteh Handmade Rugs| Eduardo Macarios

A sala de jantar é o ponto focal do apartamento. Ela ocupa uma área de distribuição para os outros ambientes, sendo integrada à sala de estar e charutaria. A mesa e as cadeiras são da família há anos. Para manter a memória afetiva, a arquiteta optou em seguir o verde do sofá nas duas cadeiras laterais e uma estampa marcante nas demais cadeiras, compondo com o estilo do projeto.

O ambiente recebeu o destaque merecido com o lustre Bengala G, de Dominici
O ambiente recebeu o destaque merecido com o lustre Bengala G, de Dominici| Eduardo Macarios

A charutaria agrega uma personalidade única ao apartamento. O ambiente recebe uma grande parede revestida de Granito Palomino e um tampo no mesmo material que abriga as esculturas do artista João Turin, o bar e os utensílios para charutos. As poltronas Mole, assinadas por Sérgio Rodrigues; e o banco Dinn, por Jader Almeida, refletem o apreço dos moradores pelo design nacional e a arte brasileira. Entre a sala de jantar e charutaria, a arquiteta ainda desenvolveu um espaço com uma mesa redonda de seis lugares, que serve de apoio.

apartamento-estampas-aline-roman-decoracao-arquitetura-interiores-botteh-haus (3)
Toda área social do apartamento valoriza a iluminação natural, bem como a área da charutaria| Eduardo Macarios

Privacidade

Na área intima do imóvel, a integração permanece, dessa vez entre sala de TV, home office, copa e cozinha. Para esses ambientes, a arquiteta apresenta um olhar informal e descontraído, por ser um espaço multiuso, conta com elementos claros. A sala de TV recebe o sofá Scapinelli, que também serve como divisória para a copa. A grande estante foi desenvolvida priorizando a funcionalidade do espaço, sendo também a biblioteca da casa.

apartamento-estampas-aline-roman-decoracao-arquitetura-interiores-botteh-haus (4)
A área intima do apartamento também conta com diversas obras de arte. Aqui destaque em primeiro plano para a sala de TV| Eduardo Macarios

A copa é o verdadeiro charme da casa. A mesa Buni, assinada por Jader Almeida, é abraçada pelo sofá arredondado com tecido de algodão listrado, proporcionando mais aconchego na rotina da família. Ao lado da copa, foi desenvolvida uma pequena área de home office para atender as necessidades dos moradores, que também pode servir como estação de estudo para as crianças.

apartamento-estampas-aline-roman-decoracao-arquitetura-interiores-botteh-haus (1)
Foi desenvolvido um grande armário que mimetiza-se com a parede branca para guardar os utensílios do dia-a-dia na copa| Eduardo Macarios

Com acabamentos na lamina de freijó e o mármore branco, a cozinha segue o mesmo estilo dos outros ambientes da casa. Valorizando os eletrodomésticos em aço inox, a arquiteta projetou uma grande ilha que otimiza a área de preparo de alimentos. Ao fundo, o grande nicho em mármore e a cristaleira ganham evidência.

 A arquiteta valorizou os acabamentos naturais em todo projeto
A arquiteta valorizou os acabamentos naturais em todo projeto | Eduardo Macarios

Suíte

A cama recebeu um lugar de destaque na suíte do casal, localizada bem no centro do quarto. A palha indiana da porta do closet, junto com o mobiliário em carvalho proporciona mais aconchego ao ambiente. O gaveteiro desenhado pelo Estúdio A / R segue a linearidade da planta, oferecendo uma sensação de amplitude, juntamente com o espelho.

Todo o apartamento recebeu piso de taco de madeira tauari colocados em forma “espinha de peixe”
Todo o apartamento recebeu piso de taco de madeira tauari colocados em forma “espinha de peixe”| Eduardo Macarios

A Poltrona Oscar, assinada por Sérgio Rodrigues, cria um espaço de leitura com a mesa lateral em ônix – para trazer mais um charme, a arquiteta escolheu a luminária de piso em latão.

| Eduardo Macarios
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]