i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Decoração

Apartamento de 40 m² surpreende pela atmosfera relaxante e cozinha compacta dentro de armários

  • PorHAUS
  • 15/01/2021 11:28
Sala de estar do projeto assinado pela Altera Arquitetura que foi pintada com um tom de azul bem relaxante.
Sala de estar do projeto assinado pela Altera Arquitetura que foi pintada com um tom de azul bem relaxante.| Foto: Guilherme Pucci

Apartamentos pequenos podem trazer gratas surpresas com relação a alternativas de ganho de espaço, além de uma decoração repleta de personalidade por meio de ideias criativas. Mesmo que isso pareça difícil, é possível conseguir tais resultados com um trabalho dedicado e atenção especial a todos os pedidos do cliente. Esse, sem dúvida, foi o caso desta reforma realizada pelo arquiteto Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, em um apartamento de 40 m² na Vila Olímpia, na cidade de São Paulo.

Siga a HAUS no Instagram

Ao lado esquerdo, destaque para o espaço de home office. E do lado direito, o cantinho zen do apartamento.
Ao lado esquerdo, destaque para o espaço de home office. E do lado direito, o cantinho zen do apartamento.| Guilherme Pucci

“A história deste projeto é muito interessante, pois não se trata de um simples apartamento em condomínio convencional. Na verdade, é um apart hotel que o proprietário decidiu disponibilizar para locação via Airbnb. Para isso, ele solicitou uma reforma com o intuito de tornar o imóvel mais jovem, atrativo e com mais cara de lar do que hotel”, conta Renan.

Efeito surpresa! As portas escondem a cozinha enxuta, porém completa, que pode ficar fechada
nos momentos em que não é utilizada.
Efeito surpresa! As portas escondem a cozinha enxuta, porém completa, que pode ficar fechada nos momentos em que não é utilizada.| Guilherme Pucci
Detalhe da cozinha compacta à mostra.
Detalhe da cozinha compacta à mostra.| Guilherme Pucci

“Por ser muito próximo à estação de trem, o apartamento de um só dormitório teria como perfil de locatário uma pessoa, ou quem sabe um casal, com rotina corrida, que necessitasse de praticidade para o dia a dia, além de um espaço de home office”, comenta o arquiteto.

Apesar de ser um apartamento de 40 m², o escritório de arquitetura conseguiu otimizar o seu o espaço total, que conta com sala de estar e TV, varanda gourmet com grill, cozinha, home office, quarto e banheiro.

Outro ângulo da sala de estar e TV, que revela a integração com outros ambientes, como a varanda gourmet e a cozinha, que está à direita, com portas fechadas.
Outro ângulo da sala de estar e TV, que revela a integração com outros ambientes, como a varanda gourmet e a cozinha, que está à direita, com portas fechadas.| Guilherme Pucci

“Uma curiosidade sobre o banheiro do apartamento é que o lavatório é fora do ambiente onde fica o box e bacia sanitária. Essa é uma ótima solução pra quem possui somente um banheiro em casa, pois dividindo os afazeres desses ambientes, você consegue conciliar melhor a rotina das pessoas que moram ali”, recomenda Altera.

Cuba fica separada do restante do banheiro para trazer praticidade, caso mais de uma pessoa viva no local.
Cuba fica separada do restante do banheiro para trazer praticidade, caso mais de uma pessoa viva no local.| Guilherme Pucci
Box e bacia sanitária são separadas da cuba.
Box e bacia sanitária são separadas da cuba.| Guilherme Pucci

Para trazer unidade ao apartamento e, assim, reforçar a integração, Renan optou por manter em quase todos os espaços a mesma cor de tinta, assim como o revestimento do piso. Um dos destaques do projeto é a cor Rio Reno, da Suvinil, que está presente em boa parte da área social da casa, e trouxe uma atmosfera relaxante aos ambientes.

No piso, os tacos em madeira tornam o décor aconchegante e descontraído ao mesmo tempo. Apenas para o quarto, Renan elegeu tons neutros e mais suaves para a decoração.

Quarto do apartamento em tons neutros, com o cinza como protagonista.
Quarto do apartamento em tons neutros, com o cinza como protagonista.| Guilherme Pucci

Confira mais fotos do projeto:

Outro ângulo do quarto do apartamento.
Outro ângulo do quarto do apartamento.| Guilherme Pucci
Cantinho de meditação com plantas e uma escultura de Buda.
Cantinho de meditação com plantas e uma escultura de Buda.| Guilherme Pucci
Detalhe da varanda.
Detalhe da varanda.| Guilherme Pucci
A varanda também abriga um grill e parte da lavanderia.
A varanda também abriga um grill e parte da lavanderia.| Guilherme Pucci
2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Fernando Cavalcante

    16/01/2021 0:18:03

    Que os arquitetos e o Haus morem em um desses. Não suportaria apartamentos com menos de 150m2.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      Itamar Piffer

      15/01/2021 15:25:39

      Parabéns aos arquitetos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.