Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Na sala o destaque é o tapete persa.
Na sala o destaque é o tapete persa.| Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Um tapete persa foi o ponto de partida do projeto de interiores desse apartamento de 110 m² em Curitiba. Assinado pela arquiteta Talita Nogueira, o espaço foi pensado como uma tela em branco, onde os objetos trariam toques pontuais de cor e seriam valorizados. “Fiz questão de pensar o projeto a partir do tapete persa, que faz parte da história da família, e tem um significado especial. Nos dias de hoje, voltamos nosso olhar para o que realmente importa, e muitas coisas deixaram de ser necessárias. Ficou o que tem significado e valor emocional”, salienta a arquiteta. Como o tapete – cheio de cor e personalidade – que foi a pedra angular do projeto.

Siga a HAUS no Instagram

O restante da obra ganhou um caráter mais minimalista e neutra, com poucas peças soltas e uma paleta que transita do preto ao verde musgo bem fechado, do cinza ao tijolo clarinho.

O destaque do projeto é o protagonismo das cores numa base neutra, tangendo ao minimalismo.
O destaque do projeto é o protagonismo das cores numa base neutra, tangendo ao minimalismo.| Eduardo Macarios

Uma das demandas do cliente era um apartamento claro, com abundância em iluminação e ventilação natural. Isso foi possível graças às persianas claras, que permitem a entrada de luz do sol, e a integração de ambientes proposta pela arquiteta.

A base neutra de cinza e branco colocou foco nas cores verde, coral, vermelho e azul na sala, e floral e rosé na suíte master.
A base neutra de cinza e branco colocou foco nas cores verde, coral, vermelho e azul na sala, e floral e rosé na suíte master.| Eduardo Macarios

Todo o mobiliário solto é Artefacto, com destaque para a mesa de jantar Lake, com tampo de madeira louro e pés metálicos e as poltronas Sin, do canto do vinho, com um design bem mid-century.

O contraste entre uma base neutra minimalista com objetos com cores faz desse projeto algo único, com muita personalidade.
O contraste entre uma base neutra minimalista com objetos com cores faz desse projeto algo único, com muita personalidade.| Eduardo Macarios

Outro ponto alto é a cama Maschio em tecido xadrez Vichy, fornecido pela Cosy Home exclusivamente para o projeto.

| Eduardo Macarios

A cozinha ficou bem ampla, com espaços multifuncionais que podem ser utilizados de diversas formas. A arquiteta utilizou sensor nos armários para o acionamento da luz do mobiliário, o que facilita o manuseio mesmo com as mãos molhadas.

Na cozinha, o destaque fica por conta do mobiliário que se mescla com a bancada por terem a mesma cor, como um monobloco sem excessos.
Na cozinha, o destaque fica por conta do mobiliário que se mescla com a bancada por terem a mesma cor, como um monobloco sem excessos.| Eduardo Macarios

Para economizar energia e deixar o projeto mais sustentável, a iluminação é 100% LED. Os objetos decorativos e aparadores ganharam iluminação pontuada, para ter mais destaque. Em outros espaços, Talita apostou na iluminação indireta. “Dessa forma, o ambiente fica extremamente confortável durante a noite”, conta a arquiteta.

| Eduardo Macarios

Veja mais fotos do projeto de Talita Nogueira:

| Eduardo Macarios
Na suíte master, o papel de parede ajuda a dar um ar mais intimista, destacando o mobiliário solto, que conta com tecido escolhido exclusivamente para o projeto.
Na suíte master, o papel de parede ajuda a dar um ar mais intimista, destacando o mobiliário solto, que conta com tecido escolhido exclusivamente para o projeto.| Eduardo Macarios
| Eduardo Macarios
| Eduardo Macarios
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]