Tendências

Decoração

Casa alegre, ousada e personalizada: confira as tendências que irão reinar nos lares em 2023

Sharon Abdalla
13/02/2023 12:45
Thumbnail

Muito verde em projeto do arquiteto Pietro Terlizzi, com luminária da Yamamura.

O senso comum diz que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. E se você está esperando a folia acabar para dar início à reforma ou dar cara nova a um cantinho da casa, vale dar uma conferida nas tendências que irão guiar o design de interiores em 2023 e além.
Assim como ocorre em todos os setores produtivos, elas não são isoladas em si mesmas, pelo contrário. Resultam de uma série de movimentos, comportamentos e possibilidades – produtivas e de disponibilidade de matérias-primas, inclusive –, que se apresentam de forma inédita ou que se consolidam com vistas a espaços mais confortáveis e esteticamente agradáveis.
E é isso o que se observa quando se analisam as tendências para a casa em 2023. Em sua grande maioria, não se trata de temas realmente novos, mas sim da recorrência de movimentos e ações que vem se firmando e sendo ressignificadas ao longo dos últimos anos.
Assim, não se espante ao ouvir falar novamente sobre flexibilização do uso dos imóveis e ambientes, sobre biofilia ou sobre o famoso ‘faça você mesmo’. Sim, estes e outros temas já conhecidos aparecem listados entre as trends para o ano e dividem espaço com outros que passarão a fazer parte das nossas rotinas, como aponta o relatório da WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo.

Dentro e fora

Limites entre espaços internos e externos estão cada vez mais difusos, o que potencializa o uso dos imóveis.
Limites entre espaços internos e externos estão cada vez mais difusos, o que potencializa o uso dos imóveis.
Há tempos os limites entre áreas internas e externas vêm sendo colocados à prova. Afinal, para que limitar o uso de determinado ambiente se tanto as atividades cotidianas como a decoração podem transitar muito bem entre estes dois espaços e potencializar o uso dessas áreas? Os tapetes, por exemplo, já saíram pela porta e passaram a integrar os ambientes externos conferindo aconchego e contribuindo para setorizar atividades e delimitar áreas de descanso, de refeições ao ar livre ou de piscina, por exemplo. Da mesma forma, a atenção aos materiais permite que os mesmos móveis transitem entre interior e exterior sem que tenham sua ergonomia ou durabilidade comprometidas.
Não podemos esquecer das varandas integradas aos espaços internos dos apartamentos para ampliar imóveis pequenos ou para receber salas de jantar e estar mais abertas ao exterior. “[São o que chamamos de] espaços revigorantes: lugares que fazem bem para a alma e borram os limites entre ambientes internos e externos. Eles terão maior importância em 2023, servindo como um antídoto para tempos turbulentos”, explica Raquel Dommarco, especialista em tendências na WGSN.

Exuberância natural

Materiais naturais como a madeira e estampas da natureza estão em alta. Na foto, projeto da arquiteta Luciana Ballio com luminária de piso da Yamamura.
Materiais naturais como a madeira e estampas da natureza estão em alta. Na foto, projeto da arquiteta Luciana Ballio com luminária de piso da Yamamura.
Segundo a especialista, a exuberância estará presente em boa parte dos lares e será representada do maximalismo ao minimalismo. As formas orgânicas que regem o design de mobiliário nos últimos anos ganham toques de robustez, com silhuetas cada vez mais exageradas, impactantes e alegres. As referências aos elementos naturais, como cavernas, lava vulcânica ou as ondas do mar, também aparecem na forma ou nos acabamentos das peças de mobiliário e decoração.
Aliadas a elas estão as cores, que evocam os tons ultravibrantes, como o magenta – o Viva Magenta foi eleito a cor do ano pela Pantone – e o vermelho vivo, que compõem uma estética ousada e alegre para os ambientes.
Os tons terrosos, mais voltados aos neutros, não perdem a majestade e sua capacidade de proporcionar sensações de calor e aconchego em quem desfruta dos espaços. Neste ano, eles ganham a companhia das tonalidades de rosa queimado como nova aposta.
“Tons de bordô arroxeados também começam a ganhar espaço, trazendo um ar intenso e sofisticado para a tapeçaria, louças e linhas de cama, mesa e banho. Já os azuis oceânicos trazem serenidade e elegância aos ambientes”, acrescenta Raquel, que completa a lista com verdes intensos, os quais, fazendo referência à vegetação, estão em linha com o foco dado pelos consumidores à natureza e ao design biofílico.

Onipresente

“Invasão” verde contribui para a melhora do bem-estar físico e mental.
“Invasão” verde contribui para a melhora do bem-estar físico e mental.
O verde, inclusive, extrapola as paredes ou acabamentos e segue invadindo a casa por meio de sua referência mais óbvia: as plantas. Em um movimento de “renaturalização do lar”, como aponta Raquel, os moradores continuam a adotar estilos de vida mais focados na natureza e, por isso, a priorizar a inserção de plantas nos ambientes. “Isso contribui para melhorar o bem-estar mental e físico”, lembra a especialista da WGSN.
A opção por materiais biofílicos, como bambu e madeira, por exemplo, também tende a crescer neste e no próximo ano como forma de criar e consumir de maneira circular e regenerativa, e não apenas extrativa, nas mais diversas escalas.

Do seu jeito

Conceito do ‘Faça você mesmo’ evolui para dar mais liberdade e individualidade aos projetos.
Conceito do ‘Faça você mesmo’ evolui para dar mais liberdade e individualidade aos projetos.
Atire a primeira pedra quem nunca se aventurou, ou pelo menos considerou fazê-lo, na arte do ‘Faça você mesmo’ – o famoso Do it Yourself (DIY), no original do inglês. Agora, entre as tendências do ano, ele evolui apresentando maior grau de personalização ao que é feito no movimento batizado ‘Do it your way’ (‘Faça do seu jeito’, na tradução do inglês).
Com maior foco na expressão individual, ele transita das peças artesanais e customizáveis aos designs mais ousados, propondo uma decoração mais livre e a superação da conformidade em relação ao que é considerado “normal”, como destaca Raquel. “É um movimento que oferece liberdade, autocuidado e também diversão. Estamos acompanhando essa proposta em projetos criativos de reciclagem e upcycling, bem como no uso de padronagens e cores inesperadas, que refletem os interesses pessoais de cada indivíduos” completa.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!