Casa Möun

Decoração

Curitiba ganha nova loja de decoração com design assinado

Flávia Schiochet, especial para HAUS
10/08/2022 16:59
Thumbnail

Mesa Pin, do designer Sergio Batista, à venda na Casa Möun | Casa Möun/Divulgação

Tem casas que a gente entra e se sente completamente à vontade – tem vezes que o que causa esse acolhimento é a decoração; noutras, é a postura de quem recebe. Na Casa Möun, nova loja de decoração em Curitiba, as sócias Carolina Reis e Fernanda Walter querem que tanto o ambiente quanto o atendimento façam os presentes se sentirem em casa, como confidenciam em primeira mão para HAUS.
O showroom inaugura nesta quinta-feira (11) -- Av. Sete de Setembro, 6.002, Batel -- e recebe em seus 11 ambientes mobiliário e decoração com personalidade, em que nomes novos no mercado dividem espaço com profissionais consagrados. Neste primeiro momento, a loja conta com três salas de jantar e os outros oito ambientes divididos entre home theater e sala de estar.
Casa Möun tem 11 ambientes em estilo showroom, com três salas de jantar e as demais divididas entre sala de estar (foto) e home theater
Casa Möun tem 11 ambientes em estilo showroom, com três salas de jantar e as demais divididas entre sala de estar (foto) e home theater
"Três dos nossos fornecedores estão sempre apresentando em primeira mão os seus produtos no Salone del Mobile, em Milão, e parte deles é de venda exclusiva da Casa Möun em Curitiba", conta Fernanda. A marca nacional Romanzza é uma delas: a Casa Möun vende uma linha de estofados exclusiva, que leva a assinatura da loja. Já a Uultis, marca premium do grupo Herval, é comercializada em Curitiba exclusivamente pela Casa Möun.
O acolhimento ganha novas dimensões na proposta da loja quando se fala em novos designers. "Há uma dificuldade de acesso desses profissionais para produzir suas criações. Nós queremos colocar esses móveis e itens de decoração no mercado e incentivar tanto o designer quanto o fabricante", explica Carolina. A loja funciona como uma ponte entre os dois serviços, gerando a demanda de produção de um produto exclusivo a um pequeno produtor local.
A primeira dessas parcerias é para a produção da mesa Ópera, do Anima Studio Design, dos designers Leandro Fragoso, Sharon Abdalla e Welison Santos. O trio recebeu o reconhecimento da primeira edição do Prêmio Adriana Adam de Design e foi selecionado para o Salone Satellite de Milão de 2022.
Dentre os destaques na curadoria de Carolina e Fernanda, o sofá Butterfly: uma mesa divide o sofá em dois terços, com uma luminária, carregador de celular por indução e entradas USB, mas ainda assim, com espaço o suficiente para acomodar a soneca da tarde.
Sofá Butterfly, que combina conforto e funcionalidade com a mesa que o divide em dois terços
Sofá Butterfly, que combina conforto e funcionalidade com a mesa que o divide em dois terços
Mudando para a sala de jantar, a Mesa Pin, do designer Sergio Batista, foi apresentada no Salone del Mobile em Milão e captura o olhar pelos seus inúmeros pés (são 18, na verdade), de madeira como o tampo.
Em outro ambiente, a mesa Ópera, do Anima Studio Design, feita de metal e vidro, homenageia as curvas e soluções urbanas que o arquiteto e ex-prefeito Jaime Lerner realizou em Curitiba. Valorizar as pessoas da cidade, aliás, é uma prioridade para a Casa Möun. "Queremos dar espaço para o público de Curitiba mostrar seu trabalho, seja em móveis, seja em trabalhos artísticos, como quadros, obras, artesanato", frisa Fernanda.
Do mobiliário para ambiente externo, a poltrona Pisa, banco Bari e luminária Turim, da Lovato, chamam a atenção pelo uso de fibra de bananeira e tecido tecnológico, que repele a umidade e mantém um toque agradável, e acabamentos manuais como o macramê. A loja tem mais de 400 tipos de tecido no mostruário físico, mas o catálogo on-line conta com mais de 1.500.

Recompra

Um dos valores da marca é trabalhar com os processos de produção mais próximos do ideal em sustentabilidade e de responsabilidade social. Foi assim que surgiu a ideia de oferecer ao cliente o contrato de recompra dos móveis comercializados pela Casa Möun após a expiração dos cinco anos de garantia do móvel. "Esse produto continua tendo a assinatura de um designer, continua sendo um móvel. O que as pessoas fariam depois de trocá-lo? Jogariam fora? Venderiam a preço de banana?", questiona Carolina.
O percentual do valor de recompra é tabelado e depende do tipo de móvel e a situação em que a peça se encontrará quando retornar à loja. A solução da Casa Möun é reformar a peça e destiná-la a eventos futuros de bazar beneficente, em que todo o lucro será revertido para organizações sociais.

Casa humana

Do créole haitiano, "möun" significa pessoa. A escolha não foi por acaso: Fernanda é voluntária em sua igreja, ensinando sobre a Bíblia para crianças entre 7 e 12 anos. Parte de seus alunos são haitianos que se mudaram há poucos anos para o Brasil e um dia, Fernanda perguntou o que eles estavam achando do Brasil. "Eles me disseram que aqui se sentem em casa, que o Brasil é o lar deles", recorda.
Às voltas com a conceituação da loja, a situação lhe causou uma epifania quando chegou em sua própria casa: era essa a sensação que ela gostaria de passar também em seu negócio. "Passei dias fazendo brainstorm pensando em como trazer a ideia de humanização para a marca. Quando fui pesquisar a tradução de pessoa, de humano, encontrei a palavra", conta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!