Decoração

Casas e quartos de estudante

Lívia Inácio, especial para a Gazeta do Povo
27/11/2014 02:36
Thumbnail
Depois da aula, Bruno Georgetti chega em casa e corre para o quarto. Ali ele passa a maior parte do dia. Nesse refúgio, o estudante de 16 anos joga videogame, assiste a tevê, dorme e, claro, estuda. Sua relação com o cômodo mais aconchegante da casa é permeada pela estrutura do espaço, que imprime a personalidade de Bruno em cada detalhe. Não poderia ser diferente. Quem está em período escolar ou é universitário precisa de um ambiente que caiba na sua rotina e seja um verdadeiro oásis em meio a um dia a dia cheio de atribuições.
Elaborado pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer Daniel Casagrande, o quarto do menino, que mora com os pais em uma casa em Pinhais, tem um estilo moderninho e forte apelo tecnológico. Nada mais bacana para alguém que está superantenado ao mundo high tech. Entre os destaques, a bancada de estudos em vidro e a vitrine com luminária interna. Bruno curte ficar no espaço, que foi presente do pai, e quando dá, chama os amigos para para jogar e conversar no quarto novo.
Dicas para arrumar o quarto
• Evite colocar a cama embaixo da janela. De acordo com o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande, além de afetar a estética do quarto, isso compromete a privacidade de quem está no ambiente, principalmente se a porta estiver de frente para a cama.
• Espelhos são ótimos aliados na decoração. Além de charmosos, dão amplitude ao lugar, a depender de como são inseridos. Mas Daniel e Luis atentam para um ponto importante: o equilíbrio. É preciso espelhar o quarto com cautela para não beirar o exagero. “Espelho no teto, por exemplo, nem pensar!”, alertam.
• Nos quartos pequenos, preze por móveis com aspecto leve. A arquiteta Paula Esmanhoto Zoller orienta que é preciso respeitar o tamanho de cada espaço e tomar cuidado com o mobiliário superdimensionado. “Itens grandes demais em áreas pequenas podem sobrecarregar o ambiente e fazer com que ele pareça menor”, explica.
• Divida seus pertences por categorias, abusando de pastas, gavetas e prateleiras. A personal organizer Irene Loureiro, da Benfatto Organiza, aconselha que o que é usado com mais frequência seja colocado nas prateleiras e gavetas mais próximas. Também é essencial descartar o que você não vai utilizar mais.
• Delimite bem o espaço para livros, roupas e o lugar para dormir. “Essas divisões precisam estar bem claras para evitar confusões e bagunça”, orienta Irene.
Camarim de estrela – Luisa Macedo tem 21 anos e, apesar da pouca idade, tem suas preferências bem definidas: gosta de sair e é muito vaidosa. Quando foi reformar o quarto, que fica em um apartamento em Curitiba, onde mora com a mãe, ela pediu à arquiteta Paula Esmanhoto Zoller para ampliar o ambiente. Queria, enfim, leveza e aconchego. Luiza reivindicou também um lugar onde pudesse se arrumar para sair com as amigas. Durante uma conversa com a arquiteta, saiu o veredicto: a jovem se desfez de uma antiga escrivaninha e abriu espaço para um espelho grande com várias luzes ao redor, na entrada no quarto, bem aos moldes de um camarim, com espaço de sobra para ela se maquiar e experimentar o modelito do dia. A arquiteta decorou a área com cores claras e abusou de vidros e outros itens espelhados para conferir amplitude e frescor ao décor.
Arte em casa – Bárbara Cristina Gleit, de 19 anos, veio de Joinville (SC) para Curitiba para estudar Artes Plásticas. Bárbra Silva, de 24, chegou de Sorocaba (SP) para cursar Design. Elas se encontraram na Casa da Estudante Universitária de Curitiba (Ceuc) no Centro, viraram amigas e acabaram dividindo um quarto que é a cara das duas. Como vêm de áreas afins, as paixões em comum ganharam lugar cativo na morada temporária. Música, pintura e design aparecem nos livros, nas paredes e espalhados pelos cantos. Elas criaram um varal com seus desenhos perto de uma escrivaninha, usaram um violão como item decorativo e lançaram mão de itens diferentes e chamativos na decoração, como um velho rádio, criando uma atmosfera vintage no quarto. “Aqui tem muito da gente. Até nossos namorados se sentem acolhidos no nosso cantinho”, dizem.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!