Interiores

Decoração

Dicas de arquitetura e decoração para evitar doenças respiratórias dentro de casa no inverno

HAUS
16/08/2021 22:04
Thumbnail

O inverno está chegando e a arquitetura e decoração podem contribuir para evitar doenças respiratórias dentro de casa. | Bigstock

O inverno está chegando e, junto com a estação mais fria do ano, vem a maior incidência de doenças respiratórias. Para se prevenir até mesmo dentro de casa é necessário utilizar algumas estratégias de fácil aplicação. A elas se unem novas soluções construtivas e de acabamentos que surgem para ajudar a manter as doenças respiratórias bem longe de você e da sua família. Confira!

Abra pelo menos uma fresta

É importante sempre manter a ventilação nos ambientes, por mais que no inverno seja complicado deixar tudo aberto, especialmente em andares mais altos de prédios que ventilam muito, por exemplo, como explica a arquiteta Stephanie Toloi. "É sempre bom em algum período do dia fazer essa troca do ar para que ele não fique viciado e para evitar que alguma partícula de vírus circule somente dentro de casa", alerta.

Luz do sol

Também é importante que a casa tenha uma boa incidência de sol, uma vez que o calor proveniente dele evita o cheiro de bolor e a proliferação de fungos, que são péssimos para os alérgicos, como bem lembra a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Purificador de ar sempre ajuda

Outro ponto importante também é buscar purificadores que ajudem na qualidade do ar dentro dos ambientes, o que ameniza doenças respiratórias comuns neste período. Na hora de escolher o melhor aparelho, busque a orientação de um profissional especializado.

Rejunte bacteriostático

Ideal para cozinhas e banheiros, os rejuntes hipoalergênicos, impermeáveis e bacteriostáticos evitam a proliferação de fungos e bactérias, prevenindo as principais patologias desse período mais frio.

Superfícies antivirais

Várias empresas, de diversos ramos, trabalham com acabamentos antivirais. Como a Guararapes, por exemplo, que desde 2017 conta com MDFs com proteção antimicrobiana. A proteção também tem sua eficácia comprovada contra o vírus SARS-CoV-2, responsável pelo novo coronavírus, em até 30 minutos.
A comprovação veio de testes feitos pela QuasarBio, no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) nos painéis decorativos da marca, segundo os quais o material tem capacidade de inativar 99,9% do vírus SARS-CoV-2.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!