Decoração

Faça uma composição geométrica com tinta na parede; veja como

Mariana Domakoski*
28/12/2018 14:40
Thumbnail

O depois do ambiente, com pintura. | Leticia Akemi

Pintar sua parede não significa, necessariamente, cobrir superfícies inteiras com a mesma cor. Criar formas geométricas coloridas é uma opção simples e que pode levantar o astral de um espaço.
O ambiente criado com exclusividade para HAUS pelo arquiteto Andre Largura e pela designer Giovana Kimak desconstrói a regra de colocar quadros na linha dos olhos. Há uma fotografia abaixo da posição tradicional e casinhas de pássaro bem acima dela. “Tudo está harmonicamente posicionado, criando triângulos imaginários no ambiente”, explica Largura.
Todas as formas geométricas estão conectadas de alguma maneira entre si e com os móveis e objetos. A pintura entra como forma de reforçar a geometria e fazer parte da decoração. “Nesse ambiente foi possível ousar nas cores porque os móveis são neutros”, explica Giovana.
Para os que não se sentem seguros para colorir, a dica dos profissionais é escolher cores próximas. Nos catálogos dos fabricantes, elas ficam na mesma página. Desta forma, mesmo que os tons sejam fortes, a composição ficará harmônica. Não tem erro! As tintas usadas são da Suvinil, cedidas pela Impermix, e a composição foi feita com móveis e objetos da Inove Design e de acervo.
O antes do ambiente, sem receber a pintura.
O antes do ambiente, sem receber a pintura.

Materiais

– Trena;
– Fita crepe;
– Lápis;
– Papel;
– 4 bandejas para tinta (uma para cada cor utilizada);
– 4 rolos para pintura de 15 cm (um para cada cor utilizada);
– 800 ml de cada tinta (para esta criação, foram usadas as tintas da marca Suvinil nas cores Brisa do Mar, Apatita, Topo do Mundo, Rosa Choque e Snow White). O branco é indicado para corrigir eventuais erros;
– Fita de marcar cenário Rosco, verde/amarelo flúor, que pode ser encontrada em lojas de cenografia e iluminação;
– 1 pincel;
– 1 estilete;

Passo a passo

1) Desenhe um esboço do que você quer fazer, definindo o layout e a ligação entre as cores.
2) Posicione os móveis e objetos que vão ajudar a demarcar as formas geométricas, imaginando que há uma fonte de luz artificial formando uma sombra deles. Marque com a fita crepe essas “sombras”, tentando sempre compor com os móveis, fazendo com que as linhas coincidam com os limites do mobiliário.
3) Faça marcações com o lápis na parede para lembrar a posição dos objetos e grude fita crepe para delimitar.
4) Pinte com as cores desejadas, respeitando as especificações do fabricante com relação à quantidade de demãos, dissolução e tempo de secagem.
5) Faça os acabamentos necessários com o pincel.
6) Depois que a tinta estiver bem seca, tire a fita crepe.
7) Coloque a fita flúor em algumas arestas das formas geométricas, dando uma sensação de continuidade entre elas. Ela dará o acabamento. Corte com estilete sempre seguindo o ângulo da tinta.
O depois do ambiente, com pintura.
O depois do ambiente, com pintura.
* especial para a Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!