Como pintar azulejos e renovar o visual de cozinhas e banheiros

Opções de tinta epóxi à base de água e à base de solvente permite pintar paredes, pisos e box

Foto: Divulgação Tintas Coral

por Júlia Rohden*

11/11/2017

compartilhe

Cobrir pisos e paredes de azulejos em antigos apartamentos pode ser uma boa alternativa para transformar a estética de cozinhas e banheiros. Sem reformas, sem cheiro forte e com uma ampla opção de cores, as tintas epóxi à base da água conquistaram o mercado. O preço é acessível, a secagem é rápida e algumas marcas também incluem uma proteção anti-mofo, ideal para regiões próximas às pias.

Foto: Reprodução Projetos Habitíssimo / Pinterest

Foto: Reprodução Projetos Habitíssimo / Pinterest

Rennan Guilherme, consultor de tintas da loja Impermix, conta que a pintura pode ser feita sem auxílio profissional. Ele lembra que a tinta não irá cobrir os relevos do rejunte e, caso a pessoa queira transformar a parede de azulejos em uma parede lisa, pode utilizar massa acrílica que também é de fácil aplicação. “O uso da tinta epóxi  à base da água apenas não é recomendado caso o esmalte do azulejo esteja descascando, porque o acabamento ficará ruim”, ressalva.

Guta Brandt, da empresa de serviços de reformas e reparos Mari Donas, alerta que há grandes chances da pintura ficar ruim caso a pessoa não tenha habilidade ou não saiba trabalhar com a tinta. “E, caso fique ruim, a remoção dessa tinta é feita com produtos químicos altamente corrosivos e que demandam cuidados extremos em seu uso”, informa Brandt.

Passo a passo para aplicação da epóxi à base de água

De acordo com as indicações das Tintas Coral, o ambiente deve estar ventilado durante a aplicação e secagem da tinta. A marca também recomenda o uso de luvas e óculos de segurança na hora da pintura do ambiente.

Primeiro é necessário lavar o azulejo com sabão neutro para desengordurar sua superfície e ter uma boa aderência da tinta. Depois, a tinta deve ser diluída em 10% água, ou seja, a cada dez medidas de epóxi, colocar uma de água. Com os azulejos limpos e secos e a tinta diluída e misturada, inicia a pintura.

Foto: Divulgação Suvinil

Foto: Divulgação Suvinil

Rennan Guilherme recomenda aplicar de duas a três camadas. “O tempo de secagem ao toque é cerca de 40 minutos e entre uma demão e outra são cerca de três horas”, completa o consultor da Impermix.

Essas recomendações são gerais, mas cada marca tem indicações específicas que devem ser consultadas. Guta Brandt, da Mari Donas, ressalta a importância de seguir exatamente o que o fabricante indica. “Primeiro porque existem fabricantes diferentes e cada um tem indicações e especificações de uso para os seus produtos que, se não forem corretamente seguidas, podem comprometer a qualidade final do serviço. Segundo, porque eles [fabricantes] são obrigados por lei a indicar os equipamentos de proteção individual adequados para o manuseio dos seus produtos”, comenta.

Epóxi à base de solvente

Outra opção para repaginar os azulejos é a tinta epóxi à base de solvente. Ela é menos prática e ecológica, se comparada à mesma tinta à base de água. Rennan Guilherme comenta que essa opção é mais indicada para pisos e box de banheiros, pois tem uma maior durabilidade.

“A tinta epóxi à base de solvente é menos utilizada em residências porque muitas vezes precisa de auxílio profissional para fazer a mistura correta dos componentes”, informa o consultor. São três produtos, além da epóxi, que devem ser mesclados: fundo, catalisador e diluente.

Foto: Reprodução Bruna Dalcin / Pinterest

Foto: Reprodução Bruna Dalcin / Pinterest

É necessário fazer a limpeza dos azulejos, da mesma forma que para tintas epóxi à base de água. Depois, é aplicada uma demão da mistura do fundo, diluente e catalisador. Quando essa camada estiver seca, deve pintar a superfície com a mistura da tinta epóxi com diluente e catalisador, sendo necessárias duas ou três demãos. A quantidade de cada produto varia de acordo com a marca e a porosidade da superfície.

*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você