i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Como usar tapetes do jeito certo em diferentes cômodos

  • PorSharon Abdalla
  • 10/12/2019 12:53
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Foto: Leticia Akemi

Redondos, quadrados, retangulares. Lisos, listrados, estampados. De veludo, com pelo alto, de sisal. O universo dos tapetes é praticamente infinito, o que faz com que a escolha do modelo adequado para cada ambiente não seja tão fácil quanto pode parecer.

Isso porque, mais do que apenas um item decorativo, a peça cumpre funções, que são as de contribuir com o conforto térmico, acústico e até espacial do ambiente. Afinal, um tapete com dimensões desproporcionais às do local onde foi instalado pode torná-lo visualmente menor ou grande demais, contribuindo para a sensação de aperto ou de que há espaços vazios no cômodo.

Isto não significa, entretanto, que não se possa brincar com modelos, texturas, tamanhos e até mesmo com a mescla deles nos ambientes. “Em uma sobreposição, por exemplo, você pode ter dois modelos quadrados, um com franja e outro sem”, sugere a arquiteta Ana Sikorski, da Moca Arquitetura. Ou seja, o que vale mesmo é dar asas à criatividade, tendo a harmonia da composição como objetivo, como lembra a arquiteta Francesca Alzati, diretora da By Kamy, uma das principais grifes de tapetes decorativos.

“Tenha tapetes em casa, mas não os use somente como forração, pois assim vai parecer uma loja de mobiliário. Use o tapete como obra de arte, misture desenhos geométricos, use uma base lisa e sobreponha tapetes antigos. O tapete foi a primeira [área do] design têxtil, ele tem que ser respeitado”, completa a diretora.

Confira no vídeo as dicas das especialistas para acertar na escolha e aproveitar todo o potencial que os tapetes têm a oferecer.

LEIA TAMBÉM

Dicas de cuidados para manter seu tapete com cara de novo

8 atitudes que podem estragar seu tapete

Eles fazem os tapetes mais bonitos do mundo

Peças em cobre e integração de ambientes marcam reforma de apartamento contemporâneo

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.