Decoração

O calor tá chegando! Comprar um ar-condicionado portátil vale a pena?

HAUS
20/12/2017 17:53
Thumbnail

Ar condicionado portátil é boa solução para quem quer a comodidade sem o inconveniente de uma obra. Foto: Divulgação.

O calor está chegando e a procura pelo ar-condicionado já começou! Se você não quer gastar muito com instalação ou seu prédio/casa não permite o quebra-quebra, a opção mais adequada é o ar-condicionado portátil. Mas como ele funciona?
O aparelho é como qualquer outro modelo de ar condicionado: ele retira ar quente do cômodo e produz ar gelado a partir da umidade, com a diferença de ser portátil – mas isso traz algumas desvantagens se comparado ao modelo split: ele produz mais barulho e traz um duto que deve ser instalado em uma janela próxima, para expulsar o ar quente.
Normalmente os aparelhos vêm com o tubo e uma régua para vedar a janela. Alguns modelos necessitam de esvaziamento periódico do reservatório de água. No entanto, existem modelos no mercado com tecnologia de alta evaporação, que evita o inconveniente.
Ar condicionado portátil é boa solução para quem quer a comodidade sem o inconveniente de uma obra. Foto: Divulgação.
Ar condicionado portátil é boa solução para quem quer a comodidade sem o inconveniente de uma obra. Foto: Divulgação.
A escolha correta do ar-condicionado, seja portátil ou de parede, depende da potência de refrigeração do eletrodoméstico, medida em BTUs, sigla para Unidade Térmica Britânica. 1 BTU é a quantidade de calor necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,53ºC.
Para determinar qual é a potência adequada, deve-se levar em conta principalmente o espaço do cômodo, mas outras variáveis influenciam na capacidade de refrigeração do ar-condicionado, como a quantidade de pessoas, se há outros aparelhos que irradiem calor e a incidência do sol no ambiente durante a manhã ou tarde.
Um cômodo de 9 m² que recebe sol durante a manhã pode ser refrigerado por um ar-condicionado de 7.500 BTUs. Se a incidência de sol ocorrer à tarde, a potência deve ser um pouco maior, 9.000 BTUs. Quanto maior o ambiente, maior a potência: 15 m² pede um aparelho com potência de 10.000-12.000 BTUs, enquanto 30 m² demanda um ar-condicionado de 15.000-18.000 BTUs.
E o custo? O preço de um ar-condicionado portátil costuma girar na mesma faixa que o dos modelos split ou janela. Mas eles não precisam de instalação, o que melhora seu custo-benefício.

Confira a seleção de alguns modelos e onde podem ser encontrados!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
SERVIÇO| Americanas, www.americanas.com.br. Casas Bahia www.casasbahia.com.br. Fast shop www.fastshop.com.br Magazine Luiza, www.magazineluiza.com.br. Submarino, www.submarino.com.br. Walmart, www.walmart.com.br.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!