Cor do ano

Decoração

Suvinil revela cor para 2023 e tinta será produzida em edição limitada

Flávia Schiochet, especial para a HAUS
08/09/2022 19:22
Thumbnail

Calcita Alaranjada, primeira tinta da Suvinil com pigmentação 100% natural. Mesas laterais @nydiarocha_atelier; sofá @estudio_ambrosio; tapeçaria @brunaoctaviano na @universo.produtos; tapete @aveia.tapecaria na @feiranarosenbaum | Divulgação/Suvinil

Um laranja terroso é o tom escolhido pela Suvinil para a cor do ano de 2023. A Calcita Alaranjada é uma cor que aponta para o futuro e passado ao mesmo tempo, e simboliza a recuperação psíquica e o otimismo que muita gente passou a sentir após o período crítico da pandemia de Covid-19.
O mineral que batiza a cor está presente em formações rochosas como mármores e granitos e simboliza a coleção "O Poder das Cores", que é composta por mais 25 cores além da Calcita Alaranjada, divididas em cinco paletas, com amarelos, laranjas, vermelhos, violetas, azuis, verdes-azulados, verdes-amarelados e neutros.
A Calcita Alaranjada será a primeira tinta feita com pigmentação 100% natural da história da marca, e terá sua edição limitada enquanto durarem os estoques. A Suvinil não informou quantos litros serão produzidos do tom, nem por quanto tempo a cor estará à venda.
Para chegar à coloração de um laranja terroso, são combinadas diferentes argilas, um esforço da Suvinil para acatar um pedido do público por tintas com menor impacto ambiental. Por causa de sua composição, a tinta com pigmentação natural confere uma textura sutil ao toque às superfícies, dando um acabamento mais táctil.
O “chá revelação” Suvinil Revela 23+ foi realizado no dia 6 de setembro de forma híbrida em diversas capitais do Brasil. Em Curitiba, o evento foi na Coletiza, e contou com pequenas instalações que ilustravam o conceito de cada uma das paletas: A Exausta, A Otimista, A Empolgada, A Conectada e A Cibernética.
Instalação "O Poder das Cores" da Suvinil em São Paulo. A exposição fica aberta até 11 de setembro.
Instalação "O Poder das Cores" da Suvinil em São Paulo. A exposição fica aberta até 11 de setembro.
Em São Paulo, a instalação "O Poder das Cores" é assinada por Michell Lott, da Suvinil, em parceria com a designer têxtil Paola Muller e faz parte da programação da DW! SP e pode ser visitada até o dia 11 em Pinheiros (Rua João Moura, 503, sobreloja, interfone 13).

Paletas de "O Poder das Cores"

A maneira escolhida para organizar as 26 cores em paletas foi a partir de sentimentos e sensações manifestados pelas pessoas após dois anos de pandemia. Há quem se diga exausto, mas também há quem encare a retomada do presencial com otimismo e empolgação. Para algumas pessoas, o tempo em isolamento social foi o momento para automatizar e investir em tecnologia em casa, tornando-se mais conectado e "cibernético", como na exploração do metaverso.
Conheça mais sobre cada uma das paletas abaixo:
A Exausta
A quantidade de estímulos e informações experimentada nos últimos anos fez com que até nossa percepção do tempo mudasse. Muita confusão mental, estafa e cansaço aparecem nos relatos de quem se identifica com o título dessa paleta. Por isso, foram agrupadas em A Exausta cores claras, leves e dessaturadas, com tons minerais e acinzentados: um estímulo para descansar olhos e mente.
Paleta Suvinil A Exausta
Paleta Suvinil A Exausta
A Otimista
Todo período de transição traz inquietude – e para muitas pessoas, inquietude é sinônimo de possibilidades positivas. A paleta A Otimista reflete a maneira esperançosa de enxergar o mundo, em que se olha para o passado para aprender e se aproveita o presente para construir novas memórias. Há uma referência forte ao retrô, em voga no mundo da arquitetura e decoração, e as cores dessa paleta trazem contrastes cromáticos de cores intensas e neutras.
Paleta Suvinil A Otimista
Paleta Suvinil A Otimista
A Empolgada
A paleta mais vibrante da Suvinil foi apresentada sob a frase "Tempos turbulentos pedem uma declaração radical de felicidade", inspirada na expressão individual da recém-adulta geração Z e no movimento Memphis. Por isso as cores primárias em tons levemente fechados e terrosos.
Paleta Suvinil A Empolgada
Paleta Suvinil A Empolgada
A Conectada
Ao experimentar a tecnologia como estratégia para simplificar a vida dentro de casa, houve quem aproveitou o tempo livre das tarefas domésticas para se conectar consigo mesmo e com os outros – mais tempo de tela, mas com uma certa qualidade. Passou-se a olhar para a casa como um santuário e um refúgio, em que a inteligência cromática pode ser aliada para compor os ambientes. Desse modo, os tons pastel trazem um ar etéreo, que evoca uma tecnologia futurista em prol do bem-estar humano. Cores nessa tonalidade dão uma sensação de paz e senso de organização.
Paleta Suvinil A Conectada
Paleta Suvinil A Conectada
A Cibernética
A fronteira entre virtual e físico tem se dissolvido em nossa mente. A atmosfera imersiva proposta por jogos, escritórios virtuais, e experiências com o metaverso fizeram aguçar a curiosidade pelo desconhecido e o novo. Como reflexo desse olhar futurista, a paleta A Cibernética, traz cores fortes, como o verde de Cítrico e o prateado metálico de Cyber, e também nuances escurecidas de lilás e verde.
Paleta Suvinil A Cibernética
Paleta Suvinil A Cibernética

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!