ABCasa

Decoração

Cores neutras e Papai Noel pop: tendências para a decoração de Natal 2023

São Paulo
21/08/2023 20:17
Thumbnail
O setor dedicado a festas na 11ª edição da ABCasa Fair, em cartaz no Expo Center Norte, até tem outras datas contempladas (o Halloween antes, a Páscoa depois), mas a estrela dos estandes não poderia ser outra: o Natal, principal momento de celebração do ano. Entre as novidades apresentadas é possível perceber um diálogo com tendências presentes desde o último ano (como as candy colors), mas a temporada chega com mais duas pegadas bem definidas.
Enfeites e adornos de características neutras, em cores claras, materiais naturais e inspiração na natureza, aparecem lado a lado do tradicionalíssimo combo de verde, vermelho e dourado - que sobressai, mas não reina solo. Também tem vez uma verdadeira invasão pop, que promete emprestar ares mais descontraídos para as festas de dezembro.
Adornos confeccionados inteiramente em materiais naturais (como madeira, palhas e pinhas) surgem trazendo muita textura em oposição às purpurinas e aos brilhos espelhados dos enfeites mais tradicionais. As ambientações ganham ainda padronagens, com destaque para o xadrez, que colabora para um clima mais aconchegante. Nas cores, muito off white e terrosos.
Na outra ponta do espectro natalino de 2023, cores mais saturadas merecem destaque com a aposta em levar personagens da cultura pop para o décor, tanto nas árvores quanto nos ambientes e até na mesa posta.
De clássicos da Disney, como os camundongos Minnie e Mickey, a super heróis dos universos da Marvel e da DC Comics, as figuras estampam bolas e outros enfeites, aparecem como pelúcias, almofadas temáticas e outros objetos. Os toques lúdicos surgem ainda em uma estética mais fofa e açucarada, nos adornos inspirados em doces, biscoitos de gengibre e afins. Especialmente aqui os tons pastel predominam, marcadamente o rosa, mas bem distante do Barbiecore.
Uma das principais feiras do setor de decoração da América Latina, A ABCasa Fair reúne cerca de 380 expositores até esta terça-feira (22) com lançamentos e tendências em artigos de decoração, utilidades domésticas, têxtil, presentes, papelaria, festas e flores.
*HAUS viajou a convite da organização do evento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!