Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Decorações simples e fáceis para colocar sua casa no clima da Páscoa
| Foto:

Um das comemorações mais importantes (e esperadas!) está prestes a acontecer. No próximo dia 17 celebraremos a Páscoa. E mesmo para aqueles que ainda estão reduzindo o contato social, é possível celebrar esse feriado religioso decorando a casa, com itens fáceis de fazer ou adaptar por conta própria.

"Mesmo que [ainda] estejamos focados em cuidar uns dos outros, datas comemorativas como a Páscoa, aniversários e outras celebrações não precisam passar em branco e nos ajudam a marcar um dia especial, no nosso núcleo familiar", comenta a decoradora de festas Pauliane Pacholek.

Siga a HAUS no Instagram

Para ajudar a criar este clima festivo, HAUS separou algumas inspirações e dicas profissionais. Além delas, itens religiosos, que lembrem a ressurreição de Cristo e as liturgias da data, devem ganhar destaque no espaço doméstico. Inspire-se e feliz Páscoa!

Osterbaum

Tradição comum nos países encandinavos e muito popular em Santa Catarina, graças a imigração alemã, a Árvore de Páscoa ou Osterbaum, é um dos itens mais fáceis de fazer por conta própria e é capaz de transformar o clima de qualquer lar.

O conceito é usar galhos secos para montar um arranjo ou decorar as árvores do quintal. A dureza dos galhos é uma representação do sepulcro de Jesus. Para reforçar a ressurreição e celebrar a vida, ovos são pendurados na madeira, trazendo a ideia da renovação.

| Pixabay

Os ovinhos decorativos podem ser feitos de qualquer material. Papel, argila, plásticos e até mesmo usando cascas verdadeiras de ovos, vazias, limpas e pintadas.

| Wikimedia Commons

Ovos

Depois do coelhinho, nenhuma outra figura representa tanto a Páscoa quanto os ovos. De chocolate ou não, coloridos, pequenos ou grandes, os ovos abrem um leque de decoração interessante e atraem as crianças, graças ao lado lúdico do enfeite. Capriche, criando centros de mesa e bibelôs com ovos de galinha ou codorna.

| Divulgação

Natural

Para quem gosta de trazer elementos verdes para dentro de casa, a combinação de arranjos envolvendo símbolos de Páscoa e plantas suculentas, galhos e musgos está em alta. "Nós estamos vindo de um momento em decoração de festas e até da nossa casa, onde as folhagens secas, desidratadas, o musgo e as plantas suculentas estão em alta, muito porque esse tipo de design floral é mais durável. Na Páscoa não seria diferente", explica a decoradora Pauliane Pacholek.

Juntos, esses elementos trazem mais sobriedade e rusticidade para a decoração, ideal para quem quer celebrar a data, aproximando-se da natureza e da vida campestre.

Para as crianças

Para envolver as crianças na decoração não é preciso muito esforço. Os pequenos costumam ficar animados quando o assunto é soltar a imaginação. Além dos tradicionais moldes de coelhinhos, desenhos de cenouras e varais temáticos, a dica dos especialistas é montar cenários lúdicos dentro de casa, para deixar o ambiente mais divertido e tirar boas fotografias.

| Bigstock

"É uma época em que costumamos locar nas lojas de decoração cestas, coelhos de pelúcia e outros itens. Também podemos utilizar tecidos que temos em casa para fazer a forração de um espaço, trazer os ursinhos de pelúcia, fazer pegadas no chão e até mesmo encher balões", sugere Pacholek.

Atualização

Foram atualizados a data da celebração da Páscoa em 2022 e as fotos que ilustram a matéria.

Atualizado em 11/04/2022 às 13:05
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]