Decoração

Dicas de organização para manter a cama perfeitamente arrumada

Eloá Cruz
23/01/2016 00:00
Thumbnail

Quarto do Surfista, assinado por Hellen Giacomitti para a Casa Cor 2015. Foto: Fernando Zequinão. | Gazeta do Povo

Arrumar a cama é tarefa diária (ou quase). E para deixá-la sempre perfeita, é preciso saber como organizar a toda roupa de cama: lençóis, colchas, edredons, cobertas, almofadas e travesseiros. Para não errar na limpeza e arrumação, conversamos com a personal organizer Romilda Boscardin, que passou algumas dicas de como deixar a cama impecável sem muito trabalho.
1- Onde guardar
Reserve um espaço só para guardar a roupa de cama. O espaço disponível vai depender caso a caso, mas vale sempre deixar num pedacinho do guarda-roupa, ou no closet, ou mesmo num baú embaixo do colchão. Na hora de guardar, dobre o lençol e o sobre lençol juntoa e guarde tudo dentro da fronha, facilitando a organização.
2- Cobertas e edredons de inverno
Aproveite o verão para lavar e guardar as cobertas mais pesadas. “Eu sempre lavo com sabão líquido e uso um pouco de amaciante, mas cada um tem o seu gosto na hora de lavar”, aponta a personal organizer. A limpeza pode ser feita em casa ou na lavanderia e depois de limpo e seco, guarde a peça numa embalagem de plástico. Para economizar espaço, vale investir nos acessórios que guardam o edredon/coberta à vácuo.
3- Quantidade ideal
Para quem está organizando o enxoval ou acabou de se mudar, a personal organizer sugere que três jogos de cama são suficientes. “Invista em lençóis de cores neutras, para combinar sempre com as colchas”, garante. Há diversas opções no mercado de lençóis e jogos com tecidos que não precisam passar, são mais práticos na hora de guardar e também bem confortáveis.
4- Troca da roupa de cama
Afinal, qual o período ideal para a troca da roupa de cama? “Para um clima como o de Curitiba, sugiro que a troca seja feita uma vez por semana”, esclarece Romilda. Já a coberta e o edredon podem ser trocados conforme a necessidade de cada um.
Confira o vídeo produzido pela Meu Móvel de Madeira que mostra o passo a passo de como dobrar um lençol com elástico:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!