Prevenção

Decoração

Dicas para proteger sua casa contra a umidade no inverno

Click Textos, especial para HAUS
11/08/2023 18:21
Thumbnail
Com as temperaturas mais frias, é comum o aparecimento de alguns problemas causados pela umidade, como mofo, fungos e proliferação de bactérias nas paredes e no teto das residências. Isso acontece principalmente devido à baixa ventilação e luminosidade, uma vez que os ambientes passam mais tempo fechados durante a estação mais fria do ano.
Neste cenário, saber como evitar a umidade no inverno é fundamental para proteger a casa de invasores indesejados e, ao mesmo tempo, preservar a saúde respiratória dos moradores.
O ambiente seco e frio do inverno favorece a formação de colônias de microrganismos, como lembra Gisele Barreto, key account da Sika, marca especializada em produtos que atuam contra a formação de bolor. “No inverno, a possibilidade de se desenvolver enfermidades respiratórias causadas por fungos, mofos e bactérias já existentes nas estruturas é muito grande. Por isso, indicamos a impermeabilização antimofo, para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas”, explica.
Para tentar evitar o problema, a principal recomendação, mesmo para os dias mais frios, é abrir a casa para ventilar e deixar a luz do sol entrar nos cômodos, especialmente nos horários de maior luminosidade, entre 10h e 16h.
Vale, também, ter moderação no uso de umidificadores de ar e vaporizadores. Como, além de frio, o inverno é uma estação mais seca, é comum que as pessoas utilizem os aparelhos para promover umidade em alguns lugares da casa e, assim, terem mais conforto respiratório. Mas o uso intenso e recorrente deles pode contribuir, também, para o aumento significativo da umidade e, consequentemente, o surgimento de microorganismos.
Além disso, em algumas residências a umidade vem do próprio terreno, que fica em área encharcada. Nestes casos, a atenção precisa ser redobrada. “Normalmente, essa umidade é ascendente, começa no solo e percola pela alvenaria. É possível usar impermeabilizantes que vão evitar o aparecimento de patologias e proliferação dos mofos”, enfatiza a especialista.

Umidade: o que fazer para evitá-la?

Para saber como evitar a umidade no inverno é preciso descobrir o que está gerando o acúmulo de água na residência. Resumidamente, existem 4 motivos comuns para esse tipo de ocorrência:
  • Umidade provocada por vaporizadores utilizados em excesso;
  • Falta de calor e ventilação dentro de casa, deixando o espaço úmido;
  • Residências que estão localizadas em áreas muito úmidas;
  • Vazamentos que causam umidade.
Em alguns casos, os quatro fatores podem ser encontrados em um mesmo ambiente, e isso requer um cuidado redobrado dos moradores, principalmente nos quartos, já que ao dormir em um local repleto de fungos, bactérias e mofo a saúde respiratória pode ser severamente afetada.
“É importante verificar se existe umidade, vazamento vindo do outro lado da parede, trincas e fissuras no reboco, tanto interno quanto externo, principalmente se for próximo de áreas frias e molhadas”, orienta Gisele. “Muitas vezes, ocorre o vazamento de uma tubulação, um rejunte fissurado, entre outros inconvenientes. É imprescindível realizar o reparo necessário e a impermeabilização adequada, além de selar as áreas que necessitam de selantes, para evitar previamente o surgimento e o acúmulo da umidade”, completa a especialista.

Quais produtos usar para remover a umidade da parede?

Diversos produtos podem ser usados para a remoção da umidade de paredes, entre eles estão impregnantes acrílicos, impermeabilizantes, argamassas poliméricas e outros tipos de revestimentos.
Porém, a primeira medida a ser tomada, antes de qualquer tipo de tratamento, é procurar a causa e o produto adequado para tratar a umidade em ambientes internos e externos. No mercado há produtos específicos para áreas frias, lajes, fachadas, coberturas, telhas, pisos, paredes e tetos. Além disso, há opções indicadas para recuperar trincas e fissuras e para a selagem de pias de cozinha e banheiros.

Como evitar o mofo no guarda-roupas?

Quando as temperaturas ficam baixas e a casa fica mais gelada, a tendência é que o mofo, fungos e bactérias se espalhem também pelo guarda-roupas. Para Gisele Barreto, um dos primeiros passos para evitar este problema é abrir as portas e gavetas dos armários sempre que possível, a fim de garantir a ventilação no interior dos móveis.
“Tente esvaziar o guarda-roupas e o limpe com produtos antimofo ou um pano umedecido, e só coloque as roupas de volta quando o móvel estiver seco”, orienta.
Outra dica é organizar o armário para que o ar circule dentro dele mesmo quando o móvel estiver fechado. Vale a pena, também, deixar o guarda-roupas um pouco afastado da parede, caso haja a possibilidade, para que o móvel não entre em contato direto com uma estrutura possivelmente não impermeabilizada da maneira correta.
Caso as infiltrações entrem em contato com o guarda-roupas, é importante chamar um profissional especializado para averiguar a ocorrência e recomendar os produtos e soluções adequados para corrigir o problema e evitar novos imprevistos.

Recapitulando...

Veja um resumo do que fazer para evitar a umidade e a proliferação de microorganismos na sua casa durante o inverno:
  • Deixe portas e janelas abertas para melhorar a ventilação;
  • Identifique e trate a origem do bolor, mofo ou bactérias, caso apareçam;
  • Use produtos próprios para a prevenção de microrganismos;
  • Deixe o sol entrar para aquecer a casa e aproveite a iluminação natural;
  • Mantenha os móveis afastados da parede, para evitar o contato com a umidade;
  • Busque ajuda profissional, caso identifique pontos de umidade constantes;
  • Faça a remoção da poeira de cortinas e tapetes.
Com essas dicas simples, você consegue evitar complicações de saúde, como alergias, sinusites e rinites, além de melhorar a qualidade de vida e preservar as estruturas e a estética do seu lar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!