Portas brancas e sem manchas: a melhor forma de pintar e ter um resultado lindo

Mudar a cor das aberturas é uma excelente forma de renovar o visual da casa com pouco investimento, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de começar o trabalho

Foto: Pixabay

por Luciane Belin*

10/01/2020

compartilhe

Manchas escuras, marcas do tempo e aquele indesejado tom amarelado. Portas brancas podem ser elementos de destaque em cômodos coloridos e garantir elegância para um ambiente, mas é muito fácil que o charme se perca se a pintura não for feita seguindo os passos corretos.

Para quem deseja renovar a camada de tinta ou trazer o branco para dar um novo fôlego ou clarear um espaço, existem alguns truques e dicas que ajudam a garantir um resultado lindo e mais duradouro.

Segundo o consultor técnico da Impermix Rennan Guilherme Conrado da Silva, antes de pegar os pincéis e a tinta para começar o trabalho, é essencial preparar corretamente a superfície. “A primeira coisa importante é identificar se é uma repintura ou uma porta nova. Se for uma porta nova, é importante preparar antes, lixar levemente para tirar as farpas, identificar se vem de fábrica com prime ou não”.

Foto: Rodrigo Santos/ Pexels

Mais do que a tinta, o prime ou o selador é o produto que vai garantir uma boa cobertura na porta. Depois de lixar para nivelar e remover as imperfeições, é preciso limpar a superfície com um pano seco e passar uma demão de selador, que vai impedir que eventuais manchas apareçam sob a tinta. “Sem o prime, a tinta pode descascar, craquelar ou formar bolhas, e pode começar a sair com mais facilidade. Uma pintura que, com o preparo adequado, pode durar cerca de cinco anos, sem ele pode começar a se desfazer em apenas alguns meses”, reforça.

O preparo e o resultado dependem também do tipo de tinta utilizado. As opções à base de água têm a vantagem de secar mais rápido – cerca de 30 minutos ao toque – e de não ter odores tão fortes. Já aquela a óleo demanda o uso de solvente, o que faz com que o cheiro seja muito mais forte e se mantenha no espaço por mais tempo.

A evolução das tecnologias, no entanto, fazem com que atualmente ambas tenham secagem mais rápida e não tenham o efeito de amarelar com o tempo, como as tintas mais antigas.

Foto: Sabine van Erp/ Pixabay

Em ambos os casos, o preparo prévio inclui uma camada de selador para uniformizar. “Existe também um fundo branco fosco atualmente que anula a base da porta, ajuda tanto no acabamento quanto ao evitar que o produto descasque com o tempo, independente de ser usado o prime ou não. Ele é indicado para quando não é possível saber se a porta já vem de fábrica com o selador”.

Outro detalhe que influencia no resultado são os equipamentos utilizados. Assim como qualquer outra pintura, a das portas demanda o uso de fita crepe para demarcar os espaços, para garantir que a tinta não manche as paredes e o piso.

O tipo de rolo ou pincel também faz diferença. “Os rolos de espuma são mais econômicos, mas os melhores são os de pelagem mais baixa, que dão uma finalização muito melhor e, atualmente, eles não soltam tantos pelos como faziam antigamente”, diz o consultor.

Foto: Craig Adderley/ Pexels

Com o preparo adequado, ele diz que apenas uma lata de 900 ml de prime e uma de 3,6 l de tinta esmalte à base de água são suficientes para pintar quatro portas, frente e verso. Duas demãos de tinta são necessárias para uma cobertura suficiente, mas, caso a porta tenha sido de uma cor escura anteriormente, uma terceira demão pode ser conveniente.

Já para as portas de ambientes externos, além das mesmas recomendações dadas às internas, o consultor recomenda optar por uma tinta com filtro solar, que vai resistir por mais tempo às intempéries.

Foto: Jerome Dominici/ Pexels

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Guia completo para usar o piso vinílico em casa

Truques e dicas para resfriar a casa sem usar ar condicionado

6 dicas para não errar na escolha e instalação do papel de parede

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você